Presidente da Câmara anuncia R$ 500 mil para o Mamógrafo no HM, na abertura do Outubro Rosa

por mon — publicado 01/10/2015 14h38, última modificação 01/06/2016 11h04
Durante todo este mês, o país inteiro estará voltado às atividades que integram o Outubro Rosa, criado para conscientizar a população quanto à importância do exame preventivo do câncer de mama. Em Montenegro não será diferente. A solenidade de abertura do “Outubro Rosa - Declare Seu Amor por Você Mesma, Previna-se” ocorreu quinta (01), no plenário da Câmara de Vereadores, com a participação de entidades envolvidas na campanha.

Integraram a mesa oficial o presidente da Câmara, Vereador Márcio Miguel Müller (PTB), o prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PSB), a Secretária de Saúde Ana Maria Rodrigues e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Francisco Paes de Oliveira.
    Em seu pronunciamento, Müller deu uma boa notícia aos presentes: “o Prefeito oficializou a aceitação dos R$ 500 mil da Câmara, que havíamos disponibilizado, para que ocorra a instalação do Mamógrafo e Raios-X no Hospital Montenegro”.
    O ofício 350/15, assinado pelo Prefeito Aldana, manifesta o seu interesse pela parceria entre a Administração Municipal, Hospital Montenegro e Câmara de Vereadores, para a instalação. Solicita a disponibilização do recurso colocado à disposição da municipalidade pela Câmara, de forma a viabilizar o uso dos equipamentos por parte do Hospital Montenegro.
    Em seu discurso, Aldana falou do esforço para os equipamentos poderem ser instalados no HM. “A Câmara também tem se empenhado para que isto aconteça”. Aldana lembrou que neste momento os equipamentos estão inúteis, sendo que o atual Governo trabalha fortemente para resolver a questão da melhor maneira possível. No final das suas falas, tanto Aldana como Müller destacaram a importância do autoexame e a conscientização.
    Os equipamentos foram adquiridos pelo ex-prefeito Paulo Azeredo (PDT).  Porém, segundo os técnicos, não foram previstos locais e profissionais qualificados, na estrutura administrativa, para operá-los.  O processo para a devolução do Mamógrafo e Raios-X à empresa que os vendeu ao Município já estava em andamento. A expectativa do presidente é de que a parceria entre Câmara, Prefeitura e Hospital deverá realmente reverter esta situação.