Previsão é de construir ciclovia do Germano Henke até a JBS, em 2016

por mon — publicado 24/09/2015 15h21, última modificação 01/06/2016 11h04
Ainda em 2015 o Governo Municipal deverá revitalizar as ciclovias existentes. Ano que vem, pretende fazer o considerado “eixo principal”, ligando o Bairro Germano Henke até à JBS.

Informação da Secretária de Obras Públicas, Karina Daudt que, juntamente com o Diretor de Trânsito Carlos Augusto Caetano, representou o Executivo quinta-feira (24) em encontro na Câmara, solicitado pelos Vereadores Márcio Miguel Müller (PTB), Renato Kranz (PMDB), Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”, Gustavo Zanatta (PP), Rose Almeida (PP), Carlos Einar de Mello (PP) – “Naná”, Dorivaldo da Silva (PDT) – “Dorinho” e Roberto Braatz (PDT).
    Conforme o presidente da Câmara, Vereador Márcio Miguel Müller (PTB), o objetivo era o de apurar qual o planejamento do Executivo no que tange à construção de ciclovias. “É preciso respostas sobre como será feito e quando”.
    A Secretária de Obras explicou que a proposta é a de manter o previsto no Plano de Mobilidade Urbana. Este ano, por falta de recursos, não vai ser feita nenhuma obra nova de ciclovia, sendo exclusivamente melhorado o que existe. O Diretor de Trânsito garantiu que a construção de ciclovias na cidade deverá prosseguir, entendendo que a prioridade é o ciclista e pedestre. “Quero chegar a dezembro com toda a sinalização vertical e horizontal das ruas revitalizada”, declarou Caetano.
    O Vereador Valmir Oliveira (PP) se manifestou preocupado com a posição do Diretor de Trânsito, que se declarou favorável à ciclovia no meio da Rua Capitão Cruz na época em que foi construída. Rapidamente, Caetano explicou ser sempre favorável à construção de ciclovias, porém, não no meio das vias. “Precisamos virar esta página”, ponderou.
    De acordo com as explicações de Caetano e Daudt, possível entender que na área central o trajeto compreende a Rua Bento Gonçalves, seguindo em direção à Buarque de Macedo e chega à ciclovia existente, que vai até à JBS. Karina também não descartou a necessidade de se atualizar o estudo do Plano de Mobilidade Urbana, pois já se passaram cinco anos desde a sua concepção.
    Para o Vereador Ari Müller (PDT), é um “grande erro” fazer a ciclovia na Rua Bento Gonçalves. “Seria o mesmo que jogar um balde de água no Rio Caí, ou seja, não adianta nada. Os ciclistas não irão pela Bento Gonçalves, querem andar no Centro”, alertou.
    Imediatamente Karina Daudt rebateu, afirmando que a ciclovia precisa ser pensada como um trajeto arterial, ligando as regiões. “É a maneira mais segura e curta de ligação”, acredita. Braatz questionou: se a obra não vai sair este ano, quando será? Daudt reforçou que a previsão seria a de realmente executar em 2016 a obra no considerado eixo principal.
    O Vereador Marcos Gehlen - “Tuco” lamentou que, apesar de convidados, os representantes da Associação Ciclística Montenegrina (Aciclomont) não compareceram, assim como o Chefe de Gabinete, Valter Robalo. Tuco elogiou o empenho e dedicação da Secretária de Obras Karina Daudt, dizendo que a construção da ciclovia passa a ser “cirúrgica” em Montenegro, diante dos últimos acontecimentos. “No momento em que os técnicos da Prefeitura dizem que irão seguir o Plano de Mobilidade Urbana e executá-la de maneira correta, isto nos tranquiliza”. Acrescentou ser importante a informação de que ainda este ano deverá haver melhorias na sinalização existente.
    Já o Vereador Renato Kranz alertou quanto às intervenções realizadas pela Corsan, como a que foi feita na Rua Bruno de Andrade, a qual acabou danificando o pavimento. “É preciso haver diálogo entre Prefeitura e Corsan, para verificar quais obras serão feitas e evitar o desperdício de dinheiro público”, cobrou.
    Conforme Karina Daudt, desde que assumiu a pasta vem sendo mantido o diálogo. Por último, informou que o Plano de Mobilidade Urbana seguirá para a apreciação do Conselho Municipal de Trânsito.