Projeto de revitalização da Ramiro Barcelos será retomado

por mon — publicado 23/07/2015 16h00, última modificação 01/06/2016 11h04
Uma boa notícia para a comunidade: o projeto de revitalização da Ramiro Barcelos, parado desde 2013, foi retomado pelo atual Prefeito Luiz Américo Alves Aldana. Estas e outras informações foram apresentadas na tarde de quinta-feira (23), em encontro proposto pelo Vereador Renato Kranz (PMDB) no Legislativo, contando com a participação das Secretárias de Obras Karina Daudt, de Gestão e Planejamento Ana Maria Rodrigues e da Arquiteta Lúcia Zanatta da Silva.

O Vereador Kranz fez uma contextualização inicial, relatando que a Ramiro Barcelos já foi pauta na Câmara em mais de uma oportunidade, desde 27 de junho de 2013. “Estou preocupado! Não podemos perder o recurso, oriundo do governo federal”, alerta. Em seguida, Kranz questionou como estava o andamento do projeto. O valor total é de R$ 219.300,59, sendo R$ 24.300,59 como contrapartida do Município e o restante uma verba obtida através de emenda do deputado federal Alceu Moreira (PMDB).
De acordo com a Secretária de Gestão e Planejamento Ana Maria Rodrigues, por determinação do Prefeito Aldana, foi retomado o projeto original elaborado pela Arquiteta e atual Secretária de Obras, Karina Daudt. “Toda e qualquer mudança realizada pelo Governo anterior deve ser desconsiderada e resgatado às questões das formas técnicas”. Ana Maria conta que atualmente a Caixa Federal está avaliando as planilhas, acreditando que até cinco de agosto se esteja concluído.
As Arquitetas Karina e Lúcia explicaram que o projeto global prevê alterações em todas as esquinas da Ramiro, entre Fernando Ferrari e Santos Dumont. Observam que, com o recurso existente, não será possível fazer a totalidade. Por isto, optaram pelas esquinas mais movimentadas: Olavo Bilac/Ramiro Barcelos e São João/Ramiro Barcelos.
Para esta “nova” Ramiro Barcelos, estão previstos canteiros com floreiras, guarda-corpo, iluminação e passeio público. As profissionais da Prefeitura lembram que, iniciada esta primeira etapa, é possível buscar-se novos recursos federais. Conforme Ana Maria, a data limite para a licitação da obra, garantindo a verba federal, é trinta de novembro de 2015.
O Vereador Renato Kranz (PMDB) saiu satisfeito da reunião, acreditando que, com esta nova gestão os recursos serão garantidos, e a obra realmente aconteça.