Proposta a construção de pista de skate na Praça do Telecentro

por mon — publicado 18/12/2013 15h57, última modificação 01/06/2016 11h05
‘’Em 2014, o 5º BPM completa cem anos de criação. “Talvez seja um foco auxiliar a comunidade, a região, com novas possibilidades de orientação para o trânsito”, sugeriu o major Marcus Vinícius Souza Dutra, comandante da corporação, participante na manhã de quarta (18) de reunião na Câmara, proposta pelo Vereador Gustavo Zanatta (PP), sobre o trânsito de bicicletas, skates e outros veículos não motorizados em vias públicas.

Conforme o comandante, assim como com as carroças, o Município teria obrigação com referência ao cadastramento de bicicletas, mas reconheceu que nenhuma cidade próxima realiza o trabalho. “Esperamos que 2014 possamos dar uma solução, no mínimo, paliativa a estas questões. Temos que criar mecanismos para minimizar os riscos e acidentes. Iniciar no município um trabalho mais forte de conscientização e de educação para o trânsito”.
    Importante, segundo o major, que a cada início de ano escolar a BM apresentasse nas escolas vídeos, folders para conscientizar os estudantes, com instruções sobre faixas de segurança, fila-dupla, utilização de skates. “Vamos criar alternativas e trabalhar até o final de fevereiro na busca de recursos, para fazer um trabalho diferenciado”, propôs.
    O representante do Grupo Organizado dos Skatistas - GOS, Adiner Campos, ressaltou que o skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil atualmente. A existência de duas pistas, uma em cada ponta da cidade, tornaria a situação equilibrada. Zanatta apoiou a ideia do major, de um trabalho intenso no início de março com os alunos, nas escolas. Relacionou mecanismos para que seja colocado em prática, como cartilhas, projetos, folders, ou apresentar diretamente aos alunos.
    Conforme o Engenheiro João Collares Machado, do Conselho Municipal de Trânsito, é preciso identificar onde se encontram os skatistas. Citou atualmente haver dois núcleos: o do Parque Centenário e agora o da Rua União, para o qual existe a promessa de ser empenhada a construção de uma pista. Para ele, além destes, deveria haver um núcleo intermediário, na praça mais próxima da maior concentração de usuários.
    Citou existir uma pista com recursos garantidos para sua construção. “Não saiu do papel acho que por inoperância, não do grupo de skatistas, mas de quem deveria executá-la”, lamentou. “A verba está disponível há dois, três meses”, reforçou o representante do GOS. Pelo que se sabe, o projeto da construção de uma pista de skate no Bairro Aeroclube está pronto, isto foi noticiado, “é questão de planejamento, de fazer”, reforça Collares.
    Ao final, o Vereador Zanatta disse haver necessidade de uma nova reunião sobre o assunto. Solicitou ao Diretor de Trânsito novas informações quanto o projeto no Bairro Aeroclube e a questão das bicicletas, para que se consiga fazer as alterações, “ir mudando aos poucos”. A Presidenta da Câmara, Rose Almeida, reforçou o pedido ao Diretor de Trânsito, para que informe na próxima reunião quanto ao andamento da pista no Bairro Aeroclube e a situação da empresa, no caso dos reparos na pista do Parque Centenário. Rose também sugeriu que o Executivo analisasse a possibilidade de construir uma pista na praça junto ao Telecentro na Timbaúva. “Sua localização é ótima, seria algo a ser pensado em curto espaço de tempo”, concluiu Rose.