Reunião na Câmara propôs alternativa para cobrir o déficit de 300 mil reais do Lar do Menor, este ano

por mon — publicado 12/08/2014 14h31, última modificação 01/06/2016 11h05
Proposta na Câmara uma alternativa para suprir o déficit do Lar do Menor, estimado em 300 mil reais este ano.

Em encontro nesta segunda-feira (11) - proposto pelos Vereadores Renato Antônio Kranz (PMDB), Edgar da Silva Becker (PP), Márcio Miguel Müller (PTB), Marcos Gehlen (PT) - Tuco, Gustavo Zanatta (PP), Rosemari Almeida (PP) e Carlos Einar de Mello (PP) - foi feita a solicitação ao Secretário de Educação João Antônio Moreira para gestionar internamente, visando solucionar o pagamento do valor por aluno que, de janeiro a 26 de abril deste ano, foi efetuado com defasagem, segundo a direção da entidade.
    Além do Secretário, participou a responsável pelo Serviço de Assistência ao Educando da SMEC, Silvana Schallemberger, a diretora da Sociedade Beneficente Espiritualista, Josênia Flores Cruz e o Vereador Tuco, que preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara. “A questão é não inviabilizar a Sociedade”, sintetizou o presidente do Legislativo, Vereador Renato Kranz (PMDB).
O Lar teria capacidade para 565 vagas, mas no momento atende a apenas 502, de acordo com a diretora Josênia. O orçamento para 2014 foi estimado em R$ 675,00 por mês para cada aluno matriculado, mas a Prefeitura repassa somente R$ 570,64. Em função disto, o déficit estaria naquele valor.
    O Município custeia o pagamento para 36 alunos em instituições privadas, as quais poderiam ser atendidas pelo Lar. Conforme o Secretário Moreira, isto não acontece porque algumas famílias preferem permanecer na fila de espera por uma vaga nas escolas da rede municipal porque têm preconceito em relação ao Lar, enquanto outras citam dificuldades com a distância de casa e a falta de transporte, preferindo colocar seus filhos em entidades próximas de seu local de moradia.
    O Secretário João Moreira propôs, como alternativa emergencial, a inclusão da Sociedade no Plano de Auxílios e Subvenções Sociais do Município. Com isto, poderia ser efetuado repasse a fundo perdido, no valor do déficit. Moreira declarou que discutiria a proposta com o Secretário da Fazenda, Júlio Hoffmeister e daria um retorno nos próximos dias. Os Vereadores Renato Kranz a Marcos Gehlen qualificaram o encontro como satisfatório, elogiando a disposição do Secretário Moreira em colaborar.