Reunião quarta sobre corte geral de energia em bairros atingidos pelas cheias

por mon — publicado 15/10/2013 16h21, última modificação 01/06/2016 11h05
Meios de reduzir danos em bairros atingidos por enchentes, nos quais todos os moradores acabam sofrendo devido ao desligamento da energia elétrica: motivo de reunião quarta (16), às 19 horas, na Câmara.

Iniciativa do Vereador Roberto Braatz (PDT), com presença de Associações dos Bairros Ferroviários e Industrial, as áreas mais atingidas. Luiz Fernando Sorgetz, Coordenador Operacional da AES Sul, também foi convidado.
         Prevista inicialmente para 1º de outubro, teve outra data atendendo pedido da concessionária de energia. Braatz a solicitou em função do que ocorreu nas últimas cheias, em alguns bairros e parte do centro. “Teve como consequência, entre outras, o desligamento da energia pela AES Sul. Casas e estabelecimentos não atingidos também tiveram interrupção no fornecimento”.
         No final de agosto, o então Vereador Valmir Aírton de Oliveira (PP) requereu que a Câmara solicitasse à AES Sul informar, com base na enchente daquela semana, quantos medidores de luz (contadores) são atingidos pelas cheias, motivando o desligamento de diversas redes.
         Em resposta, o Coordenador Operacional citou que 2458 consumidores tiveram o regular fornecimento de energia interrompido entre os dias 26 a 29 de agosto, devido à inundação: 1367 no Centro; 573 Centro/Industrial; 125 Timbaúva; 393 Centro/Ferroviário. “Interrupção motivada por solicitações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, clientes e vistoria de técnicos da AES Sul, onde foi priorizada a segurança da comunidade”, salienta Luiz Fernando Sorgetz.
         O encontro será no plenário, aberto ao público.