Sargento Gelson Constantino agora é Cidadão Montenegrino

por mon — publicado 12/12/2014 16h20, última modificação 01/06/2016 11h05
O Sargento Gelson Luis Constantino, 46 anos, de Getúlio Vargas, recebeu quinta-feira (11) à noite, em Sessão Solene na Câmara, o Título de Cidadão Montenegrino, concedido através de projeto do Vereador Márcio Muller (PTB), aprovado por unanimidade. O Legislativo também homenageou os cem anos do 5º Batalhão de Polícia Militar, que foi criado em 16 de novembro de 1914 com o nome de Grupo de Metralhadoras. Sua primeira sede foi em Porto Alegre, sendo transferido para Montenegro em 26 de junho de 1940.

A Sessão teve a presença de familiares e amigos de Constantino, além de autoridades como o Ten. Cel. Régis Rocha da Rosa, representando o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí, o Vice-Prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PSOL) e o Ten. Cel. Marcus Vinícius de Sousa Dutra, Comandante do 5º BPM. Conforme o projeto o Título foi concedido, em especial, pelo trabalho de Constantino junto a crianças e adolescentes no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Transferido para Montenegro em 1999, fez o curso no Programa no início do ano 2000 “e desde então tem se dedicado a orientar sobre os malefícios causados pelas drogas, visando prevenir seu uso”.
                O texto cita ainda que, através do Proerd, Constantino já atendeu voluntariamente cerca de 10 mil crianças e adolescentes. Integrou o Movimento Montenegro Contra o Crack, o primeiro deste gênero organizado no Brasil. Realiza palestras sobre drogas e trânsito para crianças e adultos e é conselheiro do Comcrad.
                No discurso de saudação, Márcio Muller disse acreditar que o tráfico de drogas seja um dos maiores malefícios em nosso município, no Brasil, no Mundo inteiro. “É pior do que qualquer crime, pelo mal que faz a toda comunidade, às crianças”. Em seu trabalho na Promotoria, em Porto Alegre, constatou que 90 % ou mais dos crimes ocorrem por disputa de pontos de tráfico.
                “Constantino faz o combate tanto na profissão quanto voluntariamente. Dedica-se nas horas vagas, dando seu tempo à comunidade de Montenegro para tirar as crianças das drogas. O Programa já atendeu mais de dez mil pessoas, quase todos os jovens montenegrinos já passaram por ele”, saudou.
                Constantino agradeceu aos Comandantes e colegas da Corporação: “o Proerd não é só eu que faço. Todos os meus colegas da Brigada Militar, com certeza, tem um pedacinho deste Certificado”. No final, declarou: “se depender de mim, da minha vontade, pretendo me aposentar na BM dentro do Proerd”.
                Dutra assinala que “os jovens tem na figura de Constantino uma referência”. Disse que este ano ampliou o número de instrutores do Proerd, de dois para cinco. “Precisamos valorizar estes servidores que, muitas vezes, passam no anonimato e para muitos não fazem mais que sua obrigação. Efetivamente, eles são a diferença”, finaliza.