Saúde está fazendo levantamento para ampliar áreas atendidas pelos Agentes

por mon — publicado 04/12/2014 16h13, última modificação 01/06/2016 11h05
A Secretaria de Saúde está fazendo a territorialização e um levantamento na cidade, visando implantar novas áreas de atendimento pelos Agentes Comunitários de Saúde.

As informações foram prestadas pela equipe técnica da Prefeitura, em atenção à Requerimento de Rose Almeida (PP), assinado conjuntamente por mais seis Vereadores. O tema esteve em pauta quinta-feira (4) pela manhã, na sala de reuniões da Câmara.
Participaram a Vereadora proponente; o presidente da Câmara Renato Kranz (PMDB), a Diretora de Gestão de Pessoas Vera Funk de Vargas, a Coordenadora de Atendimento Básico da Saúde Andreia Coitinho da Costa e a Enfermeira Ana Deise Lucas.
Rose Almeida justificou que a reunião se fazia necessária, para trazer explicações à comunidade e aos próprios Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias aprovados no último concurso, os quais alguns ainda não foram chamados. “Precisamos saber quantos são os chamados, quais são as áreas atendidas e as expectativas quanto à ampliação do serviço”, pondera.
Segundo a Diretora de Gestão de Pessoas Vera Funk, 29 agentes já assumiram seus cargos. Cinco estão em processo de documentação e no cadastro reserva há 17, aptos a assumirem em seus respectivos bairros, conforme edital do concurso.
Para a nomeação de todos os profissionais, a coordenadora do Atendimento Básico Andreia Coitinho da Costa explicou que a Prefeitura está fazendo primeiro a territorialização e o levantamento de dados, informações necessárias para pedir ampliação das áreas ao Ministério da Saúde. “Estamos trabalhando focados nesta etapa, para que possamos agilizar o encaminhamento da documentação ao MS”, considera.
A Enfermeira Ana Deise Lucas disse que todos os aprovados no último processo de seleção já receberam, inclusive, o treinamento de 40 horas. Os 29 Agentes já trabalhando se tratam dos profissionais que também atuam no levantamento. Andreia lembrou que o concurso foi aberto por estimativa, sendo que desta vez não foi por microáreas, e sim por bairros. “Devido ao número de moradores, em locais como o Bairro Santo Antônio, onde havia um Agente Comunitário, foram colocados mais três”, pondera a Enfermeira.
Outro exemplo citado pelas profissionais é o do Bairro São Paulo, onde há Agentes cadastrados, mas somente poderão atuar a partir da criação da microárea. Segundo a Enfermeira, o Programa na cidade possui 51 Agentes Comunitários em atividade, havendo 17 aptos no cadastro reserva, aguardando.  Não houve candidatos inscritos nas localidades de Porto dos Pereira e Campo do Meio, assim como no Bairro Centenário/Faxinal. Andreia e Ana explicam que a proposta é se chegar a 88 micro áreas atendidas. Os de Endemias totalizam dez profissionais. Duas vagas em substituição e três novos foram nomeados.
     O presidente Renato Kranz cobrou qual seria o tempo de tramitação necessário para que sejam criadas estas novas áreas. A coordenadora reforçou que a equipe está trabalhando intensamente na elaboração do levantamento, para encaminhá-lo o mais breve possível ao Ministério da Saúde.
    Ao final, a Vereadora Rose agradeceu aos profissionais pelos esclarecimentos e disse estar cada dia mais convencida da importância dos Agentes Comunitários para o trabalho de prevenção.
O cadastro reserva conta com agentes para os seguintes bairros: Centro, Rui Barbosa, Progresso, São João, Ferroviário, Estação, Santa Rita, São Paulo, Timbaúva, Pinheiros.