Secretária da Saúde garante: Plantão 24 horas em breve

por mon — publicado 07/03/2014 08h12, última modificação 01/06/2016 11h05
Na Câmara quarta (05/03) à noite, a Secretária de Saúde Elocy Garcia Rocha da Rosa assegurou que, em breve, a SMS terá plantão de atendimento médico 24 horas.

Foi durante Audiência Pública no Legislativo para discutir a Saúde Básica em Montenegro, proposta pelos Vereadores Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” e Renato Kranz (PMDB). Eles consideram que prestar o serviço é uma obrigação da Prefeitura. Também participou Rose Almeida (PP), Gustavo Zanatta (PP), Ari Müller (PDT) e Ademir Fachini (PDT), o Diretor Administrativo do HM Carlos Batista da Silveira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Paes de Oliveira e pessoas ligadas ao tema.
    Outra medida da Administração, conforme a Secretária: as equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF deverão ser completadas em todos os postos. “Primeiro vamos concluí-las e depois nos preocupar com a construção de novos postos”, informou. Segundo Elocy, os novos Postos ficariam no Bairro Santo Antônio e no distrito de Costa da Serra.
    O diretor do Hospital Montenegro (HM), Carlos Batista fez duras críticas ao atendimento básico realizado no Município. “Estou falando de Administração Municipal, não de governo. Não importa o Prefeito, a Saúde Básica tem que funcionar”. Batista citou que os próprios postos de saúde encaminham atendimentos, que deveriam ser realizados por eles, para o Hospital Montenegro. “Nem um simples curativo fazem”, desabafa. “Acredito que nenhum Posto de Saúde encaminha pacientes para o Hospital Montenegro”, rebateu a Secretária Elocy.
    Batista citou que, conforme levantamentos, boa parte dos serviços realizados no Hospital deveriam, sim, acontecer nos Postos. Deixou claro que o HM, neste momento, não depende da Prefeitura para o seu funcionamento. A relação existente é a de compra de serviços. “O Hospital está fazendo a sua parte, a Prefeitura precisa fazer a dela”, acrescentou.
    Elocy garantiu que fala com tranquilidade da Saúde Básica no Município, pois há profissionais atuando em todas as áreas, em programas como: Hipertensos, Diabéticos, Saúde Bucal e Saúde da Mulher. Como um avanço, citou o processo que tramita no Executivo, visando contratar 36 novos Agentes Comunitários de Saúde. A médica Belkis Efrom concorda: há muito a ser melhorado, se “fazem milagres” com os médicos disponíveis. Relatou também a existência de problemas na área física e de informática.
    Para o presidente da Câmara, Renato Kranz é preciso que o Município tenha claro o conceito de saúde básica. Entende que o Plano precisa ser montado, avaliando-se as características de cada região da cidade. “Na construção de uma saúde preventiva as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) são essenciais”. Kranz acredita que a prevenção deva começar pela qualidade da merenda escolar oferecida às crianças.
    Conforme Carlos Batista, se o Pré-Natal, um programa do Município, estivesse funcionando o Hospital Montenegro não precisaria realizar 286 atendimentos deste tipo, em dezembro. Como providência da reunião, os Vereadores irão apurar informações e oficializar o pedido de solução das dúvidas. Também se inteirar sobre o planejamento e prazos para ações, dentre as quais a formação completa das equipes de ESF e ainda a ampliação do número de Agentes Comunitários de Saúde.