Sem licença do DEFAP nenhum arroio será limpo

por mon — publicado 14/08/2014 15h22, última modificação 01/06/2016 11h05
Durante reunião na Câmara, quarta-feira, o Secretário de Meio Ambiente, Clóvis Domingues afirmou: “nenhum arroio será limpo, nem operário com uma pá vai trabalhar enquanto o DEFAP não conceder licenças protocoladas”.

Essa declaração aconteceu no encontro proposto pelo vereador Carlos Einar de Mello “Naná” e mais seis vereadores da situação.
Naná pediu providências quanto à situação de trafegabilidade na Estrada Selma Wallauer, no trecho do Arroio localizado junto à propriedade de Carlos Schubert, na localidade de Faxinal. “Em dias de chuva, as vezes chega a ser interrompido o trânsito e ainda algumas residências ficam alagadas”, alertou o vereador.
Segundo o secretário de Viação e Serviços Urbanos, José Alfredo Schmitz, já tinha conhecimento da questão e, que, entendo a licença é possível fazer o serviço. Estamos aguardando uma máquina escavadeira do Estado que será cedida para alguns serviços em Montenegro. Isso deve acontecer em agosto, porém, é preciso a licença do DEFAP”, alertou. Schmitz completou informando que a solicitação de liberação já foi encaminhada ao Meio Ambiente.
Domingues foi novamente taxativo ao reforçar que nada será feito e que tem licenças desde o ano passado aguardando liberação do DEFAP. Para ele a situação se agravou ainda mais após a morte do servidor que atuava no escritório do Estado em Montenegro.
O direto de Estradas, José Carlos Miotto comentou que neste ponto indicado por Naná, é preciso fazer limpeza nas laterais e na profundidade, estimando que em um dia de serviço de escavadeira hidráulica o problema está solucionado.
O presidente da Câmara, Renato Kranz(PMDB) e a vereadora Rose Almeida (PP), solicitaram cópia dos processos protocolados junto ao DEFAP no Estado, incluindo está problemática que foi tema da reunião.
        No final, foi ventilada a possibilidade de agendar audiência com o Secretário de Meio Ambiente do Estado, para pedir agilidade na liberação das licenças e também que seja encaminhado um servidor para atuar junto ao escritório do DEFAP na cidade.