Situação dos moradores do Residencial Cinco de Maio é crítica. Terão água somente até à próxima quarta

por mon — publicado 17/04/2015 14h17, última modificação 01/06/2016 11h06
É crítica a situação das 160 famílias do Residencial Cinco de Maio, com relação ao abastecimento de água. Eles terão este serviço essencial somente até a próxima quarta-feira, 22 de abril, prazo fixado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para que seja paga pelo menos uma das três contas em aberto.

O sério problema, que preocupa os residentes no Condomínio construído através do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” foi debatido quinta (16), na Câmara, em reunião proposta pelo Vereador Renato Kranz (PMDB). Participaram moradores, representantes da Corsan e Júlio Cesar Moraes, da empresa Neves Gestão de Condomínios.

O novo Chefe da Unidade da Corsan em Montenegro, Lutero Fracasso, foi sensível ao apelo do Vereador Renato Kranz e dos moradores. Concedeu o prazo até a próxima quarta-feira, 22 de abril, para que ao menos uma das contas fosse quitada.  A dívida é de R$ 26.081,80, referente aos meses de fevereiro, março e abril.

Fracasso explicou que o corte já deveria ter acontecido inclusive programado no sistema. Porém, vai aguardar até quarta. “Temos uma Superintendência que nos cobra, e a situação é grave”. Completou lembrando que o abastecimento já deveria estar suspenso há 30 dias.

A atual síndica do Residencial Cinco de Maio, Lianai de Oliveira, disse que a situação relacionada à água está “tirando seu sono”. Sua preocupação é quanto ao fato de que todos os moradores serão penalizados, não somente os que não estão pagando. Lianai contou que reuniu parte do dinheiro para pagar uma das contas, porém, ainda não é o necessário. Visando arrecadar recursos, no dia 21 de abril irão realizar um bingo beneficente no salão de festas do Residencial.

Para o Vereador Kranz, é preciso encontrar uma solução que defina melhor a estrutura do Residencial Cinco de Maio. “Eles precisam constituir juridicamente o Condomínio. Isto irá, inclusive, baixar o valor da conta de água”, defendeu. Concordando com o Vereador, Fracasso citou que muitas destas famílias estão enquadradas nos programas sociais do Governo, e com isto o valor da conta de água deverá diminuir.

Segundo Júlio César Moraes, da empresa contratada para fazer a gestão do Residencial, em assembleia dos moradores ficou definido que haveria o corte individual de água dos que não estão pagando a conta. A medida chegou a ser aplicada, porém, por não existir legalmente o Condomínio, precisou ser interrompida.

Tudo depende da regularização

Durante a reunião, ficou muito claro que a maior parte das melhorias depende da regularização do Condomínio. Para tanto - segundo ofício da Caixa Federal enviado ao Executivo dia 26 de março pela Superintendência de Negócios de Habitação Vale do Sinos, assinado por Jairo Antônio Manfro - é preciso que a Prefeitura regularize com urgência a situação do Residencial Cinco de Maio junto ao Registro de Imóveis, sendo que a única pendência é a apresentação de ofício do Executivo informando que as obras do empreendimento foram concluídas. Quando for feito, a empresa que executou as obras pode registrar a convenção de condomínio e este fazer o seu CNPJ.