Vereadores acatam solicitação de Impeachment do prefeito Paulo Azeredo

por mon — publicado 27/02/2015 11h10, última modificação 01/06/2016 11h06
O Pedido de Impeachment protocolado final da manhã de quinta-feira (27/02) pelo representante Comercial Luís Henrique Soares de Melo, conforme determina o Regimento Interno, foi votado na mesma noite na Câmara de Montenegro.

Por sete votos favoráveis e três contrários, os Vereadores acataram a solicitação de abertura do processo para a cassação do Prefeito Paulo Azeredo (PDT), tendo como motivo irregularidades ocorridas na implantação da ciclovia da Rua Capitão Cruz.
Além do presidente da Câmara, Márcio Miguel Müller (PTB), votaram favorável os Vereadores Renato Kranz (PMDB), Ataulfo Escher (PMDB), Marcos Gehlen (PT), Gustavo Zanatta (PP), Rose Almeida (PP) e Carlos Einar de Mello (PP). A bancada do partido do Prefeito, o PDT, permaneceu unida e votou contrariamente à abertura do processo.
Assim que foi aprovada a admissão do Requerimento de Impeachment o presidente do Legislativo, Márcio Müller (PTB) iniciou o processo de sorteio dos três nomes que vão integrar a Comissão Processante. Diante do público que estava assistindo a sessão no plenário, Müller chamou os líderes dos Partidos para que fizessem a fiscalização do procedimento de sorteio e a retirada dos nomes. Ficou composta por Gustavo Zanatta (PP) - presidente, Renato Kranz (PMDB) – relator e Dorivaldo da Silva (PP).
No embasamento da documentação protocolado na Câmara, Luis Henrique Melo alega que foram violadas diversas leis. Traça uma linha do tempo retrocedendo a 16 de janeiro, quando se deu inicio à implantação da ciclovia ou ciclofaixa na Rua Capitão Cruz. Luis Henrique observa que não existia projeto técnico prévio, tampouco responsável técnico.  Lembrou ainda que não foi sequer consultado previamente o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, entre outras irregularidades. A solicitação na íntegra pode ser consulta no link: http://www.montenegro.rs.leg.br/impeachment/representacao2.pdf. Por último, ele pede o processo de cassação do Prefeito.
Azeredo deve ser notificado pela Câmara para que apresente sua defesa. A Comissão já está analisando o formato do trabalho, que deverá iniciar na próxima semana.