Vereadores cobram alternativas para diminuir filas no pagamento de contas

por mon — publicado 21/09/2015 09h36, última modificação 01/06/2016 11h06
Inúmeras cobranças da comunidade aos Vereadores, quanto às grandes filas que se formam para o pagamento de contas, foram o tema sexta (18) de reunião na Câmara com os setores envolvidos.

“No início de agosto se formou uma fila bastante grande porque houve o fechamento da Tudo Fácil, e as pessoas foram para outros estabelecimentos”, explicou no início Rose Almeida (PP), autora do pedido, juntamente com os Vereadores Carlos Einar de Mello – Naná e Gustavo Zanatta, também do PP.
     “Isto foi falado e nós Vereadores, assim como a comunidade, não sabemos exatamente aonde as pessoas podem ir”, completou Rose, falando aos representantes de lotéricas e de agências bancárias. “O propósito é esclarecer para as pessoas que elas também têm outros lugares aonde elas podem se dirigir, naqueles dias”, completou, reconhecendo que as filas não ocorrem todos os dias, mas em alguns dias do mês.
    Rose questionou por que os Bancos não recebem mais algumas contas, como água, luz, telefone, e se realmente não mais efetuam este tipo de atendimento no caixa, passando-o para o correspondente bancário. Também perguntou quem está atendendo no centro e se existe algum funcionando na Timbaúva? “Nosso objetivo é o de conversar e ver uma forma de orientar a comunidade, para aqueles dias em que as pessoas não querem ficar nas filas”, justificou.
    Informado que as opções para o pagamento são a loja Quero-Quero, no centro da cidade, para contas de água e luz, e na Timbaúva a Bazar e Fotos Janete. Em resposta ao questionamento do Vereador Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, sobre se haveria a negativa das agências bancárias em receber o pagamento de contas de água e luz, o gerente de um dos Bancos explicou que, para poder efetuar este tipo de operação, precisa ser firmado um convênio.
            Concentração até o quinto dia útil
    O assessor parlamentar Bruno Zietlow relatou o que qualificou de “situação constrangedora”, vivida por ele juntamente com sua esposa, numa agência local. “Minha esposa, grávida, foi pagar as contas de casa e o Caixa se negou a receber. Fui pesquisar e vi que existem duas Resoluções do Banco Central que obrigam os Bancos a receberem pagamento de contas de clientes, de qualquer meio, até no meio normal, que é a boca do Caixa”, explanou, questionando por que o Caixa se nega a recebê-las. Bruno diz saber que existem outros meios para o recebimento, mas perguntou aos gerentes o que deveria fazer se não quisesse utilizá-los, e sim o próprio Banco.  se não quero usá-los e sim o Banco. Como resposta, o gerente alegou que não seria esta a orientação, e que o Caixa é orientado a indicar ao cliente, se ele é correntista, de que existem várias opções, como os correspondentes bancários.
    Quanto à ocorrência das filas, a justificativa foi a de a maioria é gerada pelo pagamento de contas como água, luz e telefone, somado à demanda gerada por pessoas jurídicas, que às vezes pagam vários títulos no mesmo dia. Um dono de lotérica comentou que o pagamento de contas públicas e aposentadorias ocorrem nos cinco primeiros dias úteis. “Até o dia dez, doze, cada pessoa que entra vem com dez, vinte, trinta contas, isto gera uma fila, e o dia doze em diante, ninguém reclama. São doze dias complicados e dezoito com menos movimento”.
    O Vereador Roberto Braatz reclamou do fechamento dos correspondentes bancários na Timbaúva, como é o caso do Tudo Fácil em frente ao Banrisul, que está há mais de um ano fechado. “Além destes canais que não estavam funcionando, ainda tinha a questão de ser o dia 10 o quinto dia útil, tudo favorecendo para gerar um caos”, citou.
    Ao final, a Vereadora Rose diz que, como resultado da reunião, haverá condições de se orientar as pessoas sobre o que elas devem fazer naqueles dias específicos, de maior movimento. Também elogiou o trabalho de todos os Bancos, dos correspondentes bancários, lotéricas, “pela maneira como somos tratados quando chegamos ao Caixa. A gentileza, a recepção é muito boa”. No mesmo sentido, o Vereador Valmir Oliveira qualificou o atendimento como ótimo; “O único problema é este das filas, que sabemos ser momentâneo, de alguns dias”.