Vereadores de Montenegro na XVI Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília

por mon — publicado 09/07/2013 15h16, última modificação 01/06/2016 11h07
Montenegro esteve representado em Brasília pelos Vereadores Carlos Einar de Mello (PP) - ”Naná”, Dorivaldo da Silva (PDT) - “Dorinho” e Gustavo Zanatta (PP) na abertura da XVI Marcha dos Municípios, na manhã de terça (9).

Considerado o maior movimento nacional em defesa das cidades, reuniu milhares de Prefeitos e Vereadores de várias regiões do Brasil. Inicialmente prevista, não teve a presença da Presidenta Dilma Rousseff (PT), que deverá ocorrer no segundo dos três dias do evento.
Considerado o maior e mais forte movimento de apresentação das reivindicações dos municípios do Brasil. “Montenegro não poderia ficar de fora desta luta. Também é uma oportunidade para troca de experiências e capacitação”, acrescentam os Vereadores. Na solenidade de abertura, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, defendeu novamente a necessidade de fortalecer os municípios, abalados pelo desequilíbrio federativo.
Ziulkoski usou números apurados em 13 municípios, para demonstrar que os recursos enviados pelo Governo para programas federais são insuficientes. "Foram repassados R$ 4 milhões a cada um, para o programa Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Porém, nos municípios em que fizemos o estudo o custo total do Centro é de nove milhões, provando que os valores repassados são insuficientes", alertou.
Na sequência Naná, Dorinho e Zanatta acompanharam, no Senado Federal, a instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais e reuniões das bancadas estaduais de seus Partidos.
Quarta (10) estarão presentes no VIII Fórum dos Vereadores. Em debate, temas como o papel das Câmaras Municipais na análise e votação dos Planos de Resíduos Sólidos e de Saneamento e a questão da transparência. Os políticos também terão oportunidade de conhecer em detalhes, nas Plenárias Técnicas, exemplos positivos de boas gestões em municípios.
No final quinta (11), ocorre o lançamento do Portal Observatório do Crack e a leitura da Carta da XVI Marcha à Brasília.

Marcha à Brasília