Vereadores e GOS debatem o projeto da pista de skate no Aeroclube

por mon — publicado 15/05/2015 16h04, última modificação 01/06/2016 11h07
Preocupados com a finalização do prazo para serem usados os 280 mil reais do Governo Federal, via emenda parlamentar, visando execução do projeto da pista de skate do Bairro Aeroclube, os Vereadores Gustavo Zanatta (PP) e Marcos Gehlen (PT) – Tuco promoveram reunião na Câmara sexta pela manhã, com integrantes do Grupo Organizado de Skate - G. O. S Montenegro.

Além de Vereadores, participou o Secretário de Obras Ademir Fachini, explicando as fases do processo licitatório aberto pela SMOP. “Duas das três empresas participantes da licitação, na modalidade Tomada de Preços, foram habilitadas. A terceira tem o prazo legal de vinte dias para recurso”. O Secretário comentou que, se ocorrer, irá retardar um pouco o desfecho do processo. Caso contrário, as outras duas serão consideradas habilitadas para realizar a obra. O prazo teve início semana passada. De acordo com Fachini, deverá se aguardar mais dez dias para que haja uma definição sobre se a empresa ingressou ou não com o recurso.
    Rodrigo Dias, membro do GOS, disse que desde o início o Grupo acompanhou o trabalho dos Arquitetos, para que fosse desenvolvido o projeto da pista. “Gostaríamos que a empresa fornecesse um laudo sobre o tipo, a qualidade e o tempo de vida útil do material que vai ser usado na construção. Não adianta simplesmente colocar um concreto armado e dizer que está pronto”.
GOS fará análise interna
    O Secretário Fachini explicou que a empresa deverá seguir o que está especificado no edital e no Memorial Descritivo da obra. “Tem que ser executado de acordo com o que foi projetado, haverá fiscalização”. Para Rodrigo, importante que houvesse infraestrutura ao redor da pista, com iluminação e banheiros. Questionou se a Prefeitura estaria pensando em executar estas complementações. Fachini respondeu que nenhum projeto passou pela SMOP, sobre o que vai ser colocado no entorno.
    À convite dos Vereadores, o Diretor de Licitações Patrick Zaboski Pinho foi chamado para participar do encontro. Ele relatou que o processo chegou à Diretoria em abril, havendo certa urgência para que fosse executado devido à Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse das verbas, estar cobrando a realização da licitação. Haveria prazo até a metade de junho para que fosse efetuada a primeira medição, caso contrário o repasse da verba poderia ficar comprometido. “Estamos dando uma atenção especial a este projeto”, acrescentou. O objeto da licitação é de aproximadamente trezentos mil reais.
    No momento, prosseguiu, o certame está na fase de abertura dos documentos de habilitação das empresas. “Tivemos três empresas participantes, uma delas foi inabilitada, tendo prazo até o dia 20 para ingressar com recurso, tendo demonstrado interesse neste sentido”. Caso a terceira empresa entre com recurso, terá que ser aberto um prazo para contra recurso, o que irá envolver outros setores da Prefeitura, caso da Procuradoria Geral e Secretaria de Obras.
    Ficou definido que será solicitada pelo GOS, via protocolo, cópia do projeto à SMOP, para que o Grupo faça uma análise, tanto por parte de seus membros como por moradores do Bairro. “Posteriormente faremos contato com vocês e, se preciso realizaremos nova reunião aqui na Câmara dentro de poucos dias, em função do término do prazo, para vocês colocarem eventuais dúvidas”, propôs Zanatta. Adiner finalizou dizendo que o GOS está tendo especial atenção com a questão da infraestrutura em redor da pista. Segundo um integrante do GOS, a reunião na Câmara objetivou obter maiores informações sobre o que estava acontecendo, não verificar detalhes do projeto, mas saber como estava a sua tramitação.