Vereadores participam de audiência na Secretaria Nacional da Mulher

por mon — publicado 14/05/2014 11h50, última modificação 01/06/2016 11h07
Audiência na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres permitiu vereadores defender dois projetos cadastrados pelo Instituto Morro da Cutia (IMCA) de Montenegro que tratam da economia solidária, autonomia financeira de mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social. A comitiva montenegrina lidera pelo petista Marcos Gehlen teve ainda a participação dos vereadores Ademir Fachini (PDT) e Márcio Müller (PTB).

O encontro realizado em Brasília, no final da tarde de terça-feira (13), permitiu os vereadores entenderem melhor o sistema de funcionamento da Secretaria e a possibilidade de captação de recursos, explanado pela assessora para Projetos Especiais, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Luana Grillo e a montenegrina Simone Schäffer, coordenadora Geral de Autonomia Econômica para as Mulheres.
O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Montenegro, Marcos Gehlen (PT), explicou que a cidade carece de políticas públicas para a mulher. “Nós, hoje, temos o Grupo Intersetorial criado recente que está visando avançar neste quesito”. Tuco aproveitou e pediu novamente apoio da Secretaria.
Segundo Luana Grillo os editais abertos voltados a políticas em defesa da mulher destinam recursos significativos que podem ser inclusive utilizados para implementação de estruturas operadoras no Município. Ela ainda disse que cidades com 60 mil habitantes, como Montenegro, podem ser contempladas. Para isso, Luana comentou que é preciso que o município esteja em sincronia com a gestora do seu Estado. “A cidade para avançar no combate a Violência a Mulher precisa ter uma OPM – Organização de Política para Mulheres”, conclui Grillo.
Os vereadores agradeceram o empenho de Schäffer que articulou a agenda na Secretaria, possibilitando entender melhor este mecanismo. “Saímos com mais um reforço no contato, isso é importante para Montenegro”, finaliza Tuco.
Ainda no mesmo dia, horas antes da audiência, os vereadores dentro da programação da XVII Marcha dos Municípios, participaram do Fórum dos Vereadores e da Arena (espaço de diálogos entre técnicos da CNM e os Municípios para abordagem de temas como Assistência Social.

Vereadores Brasilia