Vereadores realizam três sessões na mesma noite

por mon — publicado 06/09/2013 16h23, última modificação 01/06/2016 11h07
A Câmara de Vereadores realizou não uma, mas três sessões na noite de quinta, cinco de setembro: a Solene, alusiva à Semana da Pátria, outra Comemorativa, em homenagem à Escola Yara Gaia e a Ordinária, para votação de matérias.

A Presidenta Rose Almeida (PP) justifica que o objetivo dos Vereadores sempre é fazer com que todos os projetos tramitem no menor tempo possível. Por isso, decidiram realizar a Sessão Ordinária na mesma noite em que ocorreram as outras, marcadas somente para datas especiais.
         A Solene começou às 18h30min, trinta minutos mais cedo que o horário habitual de início dos trabalhos. Homenageando a Semana da Pátria, teve como orador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”. Iniciou seu discurso na tribuna afirmando que os brasileiros têm fé, acreditam e não desistem nunca. “Na letra do Hino brasileiro redescobrimos o sentimento de paixão, amor pelo nosso País, que muitas vezes é esquecido, por conta dos revezes da vida”, prosseguiu emocionado.
Lembrou ainda que ontem “gritávamos por liberdade, Independência ou Morte. Hoje, as ruas gritam por respeito, igualdade de gênero, etnia, credo, opção sexual”. A Sessão foi encerrada com a Presidenta convidando a todos para entoarem o Hino da Independência.
Reconhecimento à Escola Yara Gaia
         Em seguida, atendendo requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT), os Vereadores realizaram Sessão Comemorativa em homenagem à Escola Estadual de Ensino Fundamental Yara Ferraz Gaia, pelo reconhecimento nacional e premiação que obteve no Projeto Nacional de Educação Fiscal. Na tribuna, Braatz afirmou que o educandário teria tudo para se acomodar no

estigma de Escola pública, “o que para muitos, nos dias de hoje, é sinônimo de precariedade, falta de recursos humanos e, principalmente, de recursos financeiros”.
Baseado em relato de seus integrantes, Braatz contou: a partir do momento em que a Yara Gaia aderiu ao Programa Estadual de Educação Fiscal os alunos, pais, professores, funcionários e comunidade escolar passaram a pedir nota fiscal ao realizar suas compras, “apenas com o objetivo de ajudar a Escola na arrecadação de verbas”.
Ainda segundo o Vereador, quando professores e direção realizaram o curso “Disseminadores de Educação Fiscal e Metodologia de Projetos”, oferecido pela ESAF em parceria com a SEFAZ/RS, “sentiram a necessidade de desenvolver um projeto que conscientizasse a comunidade escolar sobre a importância da exigência da nota fiscal pelo consumidor, como forma de combater a sonegação fiscal e garantir os investimentos na área da Saúde, Educação e Segurança”.
Braatz aponta que “o Yara Gaia passou a ser uma referência para todo o Estado”. Por último, declarou que o sucesso acontece porque há um comprometimento tanto da direção e funcionários, como da comunidade escolar (pais e alunos) e moradores da Timbaúva. “Capitaneado, claro, pela direção da escola”, finaliza.
Vereadores aprovam dois projetos e quatro requerimentos
         Por fim, na Sessão Ordinária os Vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos do Executivo e quatro requerimentos para realização de reuniões. Dentre estes o projeto 83/13, do Executivo, que o autoriza criar quatro cargos de Assistente Administrativo, padrão 07, no Quadro de Provimentos Efetivo. Segundo justificativa do Prefeito Paulo Azeredo (PDT), os postos deverão suprir necessidades das Secretarias de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.
       Também aprovaram projeto autorizando o Executivo a firmar convênio com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí – CIS Caí. Permite à Prefeitura receber do Estado, sem qualquer contrapartida, recursos de R$0,25 por habitante, o que totaliza R$ 51.662,00 por mês. A Presidenta da Câmara, Rose Almeida (PP), que havia denunciado a demora no envio do projeto à Câmara por parte do Executivo, lamentou ter chegado somente agora para ser votado, gerando perda de recurso.
                  Requerimentos aprovados:
Vereador Dorivaldo da Silva – agendamento de reunião a fim de tratar sobre área destinada à construção de praça, entre a Avenida Júlio Renner e a Rua Dr. Bruno de Andrade, no Bairro Timbaúva.
Vereadora Rose Almeida – agendamento de reunião para tratar das condições estruturais do Loteamento Bela Vista II, no Bairro São Paulo.
Vereador Marcos Gehlen – agendamento de reunião para tratar da problemática dos animais de rua.
Vereador Márcio Müller – agendamento de reunião a fim de discutir ações em relação à reciclagem dos resíduos sólidos.

tuco na tribuna