Vereadores votam adesão da Câmara de Montenegro ao Parlamento Metropolitano

por mon — publicado 14/04/2015 14h59, última modificação 01/06/2016 11h07
Montenegro irá integrar o Parlamento Metropolitano, composto por Câmaras Municipais da Grande Porto Alegre. Caso seja aprovado na sessão de quinta (16) o projeto de Decreto Legislativo 001/15, apresentado pela Mesa Diretora, que autoriza a adesão do Legislativo de Montenegro aos da Grande Porto Alegre.

O Parlamento é composto por Câmaras da Região Metropolitana, constituída por 34 municípios incluindo a Capital, que compartilham características econômicas, culturais e sociais comuns, além de problemas que afetam a todos.
O Presidente da Câmara, Vereador Márcio Müller (PTB) cita que o objetivo é buscar melhor solução a questões que afetam os municípios metropolitanos e também fortalecer e aprofundar o processo de integração entre eles. Consta ainda na Mensagem Justificativa que o objetivo do Parlamento é debater e propor a unificação de legislações municipais em temáticas urbanas comuns; incentivar a modernização dos Poderes Legislativos; proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas entre seus membros; propor recomendações e projetos de políticas públicas integradas para a Região Metropolitana.
    Caso o projeto seja aprovado o Presidente da Câmara, Vereador Márcio Müller (PTB) será o titular montenegrino do Parlamento Gaúcho, e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” o suplente. Na Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça-feira, foi aceito por unanimidade.
    O Vereador Renato Kranz (PMDB) é o autor de dois Requerimentos em votação, quinta. Primeiro o 37/15, propondo Sessão Comemorativa ao Dia Mundial do Escoteiro, em 23 de abril. Segundo o 61/15, em que requer autorização para realizar encontro sobre a recuperação do trecho da RS 287, de Montenegro à BR 386, assim como a instalação de semáforos na RS 287, conforme apurado em audiência pública.
    Fechando a pauta, a Vereadora Rose Almeida (PP) é a proponente do Requerimento 62/15, objetivando reunião para tratar das condições estruturais do Loteamento Bela Vista II, no Bairro São Paulo, bem como a questão de invasão, descarte de lixo incorreto e a destinação de uma área verde. A Sessão é aberta ao público, iniciando às 19h.