Veterinário afirma que Canil não é a solução para animais abandonados

por mon — publicado 27/10/2015 15h33, última modificação 01/06/2016 11h08
O abandono e maus tratos a animais domésticos e a criação da Política Municipal de Controle de Animais Domésticos foram pauta de reunião na Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (26). O encontro teve a presença de representantes de organizações de proteção aos animais, Brigada Militar, Prefeitura e veterinários. A iniciativa foi dos Vereadores Renato Kranz (PMDB), Gustavo Zanatta (PP), Márcio Miguel Müller (PTB), Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” e Valmir de Oliveira (PP).

Possivelmente, a declaração mais impactante da noite partiu de um dos convidados que veio falar sobre o tema. O deputado estadual e Médico Veterinário Gabriel Souza, com larga experiência na área, deixou muito claro que construir canil não é a solução para a questão de animais abandonados.  Explica que é preciso realmente desenvolver uma Política Municipal, baseada em quatro eixos: castração, registro, conscientização e punição.
Gabriel Souza indicou que uma das medidas viáveis e de custo não elevado, podendo ser adotada de forma rápida, seria a castração e a implantação de microchip nos animais de rua. Voltando a falar sobre a questão do canil, o Veterinário observa que as ocorrências de abandono são muito maiores que as adoções, ou seja, logo o canil estará saturado e sem solução. “O canil acaba sendo algo improdutivo”, sentencia.
Completando, o deputado e Veterinário disse que é preciso desenvolver a cultura do “cão comunitário”. Para isto, medidas como castração e chip seriam fundamentais.
    Outra convidada, Lourdes Sprenger, Vereadora de Porto Alegre, defendeu a mobilização coletiva, especialmente dentro do Poder Público. Com experiência vivida no Executivo de Porto Alegre, Lourdes disse que quando foi criada a Coordenadoria em Defesa dos Animais na capital não existia a estrutura necessária, porém, a solução foi agrupar técnicos de várias Secretarias. Também reforçou o que já havia sido dito pelo deputado quanto aos investimentos em controle da população de animais.
    Coordenando a reunião o Vereador Renato Kranz lembrou que neste momento, em Montenegro, não existe nenhuma ação do Poder Público tratando da questão dos animais nas ruas. “Nossa proposta é trabalharmos na construção da Política Pública em Defesa dos Animais, aonde deverá ser previsto o Conselho e também o Fundo financeiro”, defende Kranz.
                Previsão é fazer mil castrações
    Magnus Engel, Diretor de Meio Ambiente do Município, relatou que neste momento tramita no Executivo um processo visando castração de mil animais. Segundo Engel, o documento está na Procuradoria Geral do Município. Quanto à construção de uma Política Pública de Proteção aos Animais, o Diretor afirma que o Prefeito Aldana é totalmente favorável, inclusive, o tema vem sendo tratado também via Ministério Público.