Videomonitoramento regional: edital para o projeto será lançado na próxima semana

por mon — publicado 16/07/2014 15h26, última modificação 01/06/2016 11h08
Em reunião na Câmara de Vereadores de Montenegro quarta-feira (16), a presidenta do Consórcio CIS/Caí, a Prefeita de Salvador do Sul Carla Specht anunciou que o edital para contratar a empresa que fará o projeto regional de videomonitoramento será publicado na próxima semana.

Esta e outras informações foram repassadas durante o encontro, proposto pelo Vereador Roberto Braatz (PDT). Participaram também o presidente da Câmara Renato Kranz (coordenador da reunião) e o secretário executivo do CIS/Caí, Agenor Rigon.
    Roberto Braatz iniciou classificando que existe muito “achismo” no que tange ao videomonitoramento regional. Por isso, promoveu a reunião para que se possa ter um diagnóstico real da situação. Lembrou um pouco do passado, quando chegou a ser apresentado um projeto do sistema de monitoramento para o Vale do Caí, sendo que após, de concreto, não se ouviu falar mais.  “Precisamos saber de fato se é uma vontade dos municípios em nível regional”.
    O presidente da Câmara, Renato Kranz, foi mais taxativo: “o que aconteceu no passado, com referência ao projeto de videomonitoramento para o Vale do Caí via Consórcio, foi um verdadeiro engodo”. Kranz, com um volume de documentos em mãos, leu uma informação do Ministério da Justiça, onde consta que o projeto cadastrado não estava completo e nem mesmo poderia ser apreciado. Comentou ainda que o sistema por câmeras é um instrumento importante de segurança, porém precisa ter manutenção. “O videomonitoramento no litoral, alguns municípios fazem manutenção e outros não”, observou. Por último, questionou neste novo processo qual é a situação real.
              50% dos municípios já aderiram
A presidenta do CIS/Caí informou que, em reunião na AMVARC, ficou definido que o projeto deveria ser retomado. “A partir disso iniciamos diálogos, como por exemplo, com o Coronel Mantovani”. Comenta que o próximo passo é a publicação do edital para a contratação de empresa especializada para realização do projeto, que irá prever 136 câmeras. “Na próxima semana, o edital estará publicado”, acrescenta.
Carla adianta que deverá ser um “projeto inteligente”, com cinco núcleos e centralização na Brigada Militar de Montenegro. Questionada pelos Vereadores sobre como está sendo a adesão dos municípios, a Prefeita afirmou que mais de cinquenta por cento das vinte cidades que compõe a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), já sinalizaram positivamente, assim como Montenegro. Carla está visitando pessoalmente os municípios, para que façam a adesão: “nosso objetivo é deixar o projeto construído e fazer uma nova apresentação na Secretaria Nacional de Segurança, na busca de recursos federais”.
O Secretário Executivo Agenor Rigon estima que toda a implantação chegue a um custo de 15 milhões de reais.     Quanto ao projeto, será custeado inicialmente pelo Consórcio. Rigon enfatizou que o novo não tem qualquer ligação com o anterior. Outra informação importante divulgada pela Prefeita: o Município que já estiver com seu processo de instalação em andamento não ficará impedido de fazer parte. Preocupado, Kranz fez a provocação: qual é a garantia de que o governo federal irá liberar o recurso? Carla admitiu: nenhuma. Porém, é preciso estar com o projeto inscrito e atendendo a todos os requisitos, para se poder pleitear.
No encerramento, a Prefeita de Salvador do Sul e presidenta do Consórcio informou que será feito um movimento no sentido de que sejam abertas novas vagas na Brigada Militar, para soldados atuarem no Vale do Caí.