Usina Maurício Cardoso

por adm publicado 10/08/2022 14h25, última modificação 02/09/2022 09h41

Usina Maurício Cardoso – Usina Nova. Área construída (2016): 1.580,27 m² (DEGEO) Inaugurada a 22 de maio de 1938. Possuía motor de 600 hp movido a gás pobre. Abastecia com energia elétrica Montenegro, Porto dos Pereira, Porto Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí.

Não há registro exato da data de construção da Usina. O local ocupado pelo prédio da Usina, hoje, já foi a Praça Borges de Medeiros. No prédio, que foi reformado, funciona atualmente a sede da Câmara de Vereadores e nele são realizados diversos eventos artísticos e culturais. A Usina Maurício Cardoso foi inaugurada em 22 de maio de 1938 e sua parada definitiva ocorreu em 1º de novembro de 1955, quando a Prefeitura firmou contrato com a CEEE, passando a administração da Usina e o fornecimento de energia à cidade para a estatal.

A Usina Mauricio Cardoso foi construída pelo engenheiro alemão Eugen Wilhelm Thudium. Thudium, nascido em Stuttgart no ano de 1884, era engenheiro da Deutz AG e transferiu-se para Porto Alegre por volta de 1930, contratado pela Sociedade Anônima Moinhos Rio-Grandenses (SAMRIG). Em meio ao projeto que desenvolvia na capital, foi contratado pelo então prefeito de Montenegro e chefiou a construção da Usina Maurício Cardoso, vindo a se estabelecer na cidade futuramente. Casou-se com a montenegrina descendente de alemães Elvira Enck e logo se tornou uma das grandes figuras locais, sendo Thudium e o prefeito da época os únicos a possuírem um automóvel na cidade. Em 6 de agosto de 1938, veio a falecer subitamente devido a um acidente vascular cerebral. O engenheiro Eugen Wilhelm Thudium foi responsável pela construção de dezenas de usinas pelo Rio Grande do Sul e também pelo estabelecimento do sobrenome alemão Thudium no Brasil, cujos descendentes residem em Porto Alegre até os dias de hoje.

Capacidade: a Usina abastecia Montenegro, Porto dos Pereiras, Porto do Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, com um motor de 600HP da marca Deutz Otto. O motor era movido a gás pobre e acoplado a um dínamo de corrente alternada. Usava como combustível lenha e carvão. Dispunha de dois gasogênios, sendo um para lenha e outro para carvão. Antigos moradores locais contam que a construção tremia quando as máquinas funcionavam, parando somente aos sábados para a limpeza geral.

Foto do local onde antes era a Praça Borges de Medeiros e que depois foi usado para a edificação da Usina

Foto 1: Inauguração da Usina, 22 de maio de 1938. O intendende municipal Dr. Joaquim de Oliveira acionou a chave geral da usina proporcionando luz à cidade.

Foto 2: Funcionários da Usina Maurício Cardoso, Fernando Kettermann e Antônio Marques Filho

Usina Maurício Cardoso já em pleno funcionamento