108 anos do 5º BPM é comemorado na Câmara de Vereadores de Montenegro

por adm publicado 18/11/2022 12h33, última modificação 18/11/2022 12h33
Neste mês a Brigada Militar também comemora 185 anos de atuação no Rio Grande do Sul

O 5º Batalhão de Polícia Militar, em Montenegro, completou 108 anos no dia 14 de novembro. Para celebrar a data, o vereador Felipe Kinn da Silva (MDB), propôs a realização de uma sessão solene alusiva ao aniversário da corporação. A solenidade aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Montenegro. “Hoje temos a oportunidade de parabenizar uma corporação que luta pela segurança de uma comunidade. A história da Brigada Militar se confunde com a do Estado, quando a instituição foi criada. E esse compromisso de honra muito nos orgulha”, destacou o vereador Kinn que, lembrou ainda, que cresceu no bairro onde está localizada a sede da corporação no município.

A sessão solene contou com a presença do vice-prefeito Cristiano Braatz, dos Tenentes-Coronéis Paulo Rogério dos Santos Alberti, comandante do Comando Regional De Policiamento Ostensivo Do Vale Do Caí, e Oberdan Do Amaral Silva, comandante Do 5° Batalhão De Polícia Militar, vice-presidente da OAB Subseção Montenegro, Vinicius Kirsten e de Marcelo Farias Pereira, responsável pela delegacia regional de Montenegro. “Nós somos tão importantes que estamos abaixo de Deus e Jesus Cristo. Estamos 24 horas nas ruas combatendo a criminalidade, mas também cuidamos das pessoas que querem fazer o melhor por sua comunidade. E todos os esforços que pudermos fazer, para que haja crescimento da nossa região, faremos. Esta homenagem também é aos brigadianos que estão aqui, hoje, levando o nome do 5º Batalhão. Muito obrigada à Câmara, por este reconhecimento”, ressaltou o comandante Oberdan, do 5º BPM, que está há 19 anos na região do Vale do Caí.

Além da exibição de um vídeo, com ações táticas da Brigada Militar, em Montenegro, a banda Blues For Brass, formada por brigadianos da reserva tocou duas músicas durante a solenidade. A banda estava desativada até poucos meses atrás e, agora, retoma as atividades. “A Brigada Militar está completando 185 anos no Rio Grande do Sul e 108 anos em Montenegro. É uma unidade tradicional que temos uma grande satisfação, neste momento, de comandar a região do Vale do Caí”, frisou Paulo Rogério dos Santos Alberti, comandante do Comando Regional De Policiamento Ostensivo Do Vale Do Caí.

História do 5º BPM

A criação do 5º Batalhão de Polícia Militar aconteceu em em 16 de novembro de 1914, a partir do Grupo de Metralhadoras para a Corporação, criado no mesmo dia e tendo como seu primeiro comandante o Capitão Augusto Januário Corrêa. Em 02 de junho de 1931, este Grupo foi transformado em 5° Batalhão de Infantaria, com a mesma organização dos demais batalhões.

Em 21 de março de 1938, o Batalhão de Sapadores foi transformado em 5° Batalhão de Caçadores. Diante dos acontecimentos que assolaram o mundo inteiro, o 5º Batalhão de Caçadores, recebeu a determinação para estacionar em Montenegro. Com o Decreto nº 12.280, de 21 de abril de 1961, a Corporação passou por uma transformação significativa, quando os Batalhões de Caçadores foram substituídos por Batalhões de Guardas e Batalhões Policiais, e os Regimentos de Cavalaria receberam a denominação de Regimentos de Polícia Rural Montada.

O 5º Batalhão de Caçadores recebeu a denominação de 4° Batalhão Policial e em 18 de dezembro de 1968, através do Decreto n° 19.466, passou a denominar-se 5° Batalhão de Policial Militar. Além das ações de policiamento ostensivo a Brigada Militar, através do 5º BPM, desenvolve ações sociais e educativas na região como o Proerd, que atua com atividades de educação nas escolas e campanhas de apoio a organizações como a CUFA.