149 anos de Montenegro é comemorado com homenagens, música, balões e bolo em sessão solene

por adm publicado 05/05/2022 14h45, última modificação 05/05/2022 14h45
A sessão solene foi antecipada para a quarta-feira, 04, justamente para que se tivesse mais tempo para fazer uma homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da Covid-19

Ao comemorar os 149 anos de Montenegro a Câmara de Vereadores aproveitou o ensejo da data para homenagear os profissionais da área da saúde que trabalharam na linha de frente de combate a pandemia da Covid-19. A sessão solene foi antecipada para a quarta-feira, 04, justamente para que se tivesse mais tempo para fazer esta homenagem.

Em nome da Câmara de Vereadores, o legislador Paulo Azeredo (PDT) leu um texto alusivo aos 149 anos de Montenegro. Azeredo exaltou as qualidades econômicas de Montenegro desde sua criação, ainda como São João Montenegro. “As terras de Montenegro estavam entre as primeiras a serem desbravadas por portugueses e espanhóis. A partir de 1867, o Porto das Laranjeiras passou a ser chamado Freguesia São João do Monte Negro, assim, separado. O desenvolvimento do nosso município se fez através da diversificação com agropecuária, gado de corte, ovinocultura, suínos, aves, produção de leite, cultivo eucalipto, acácia negra, citricultura, arroz e outros”, ressaltou o vereador.

Logo após, o vereador Juarez Silva (PTB) também fez uso da palavra. Em nome da Casa Legislativa homenageou os profissionais da saúde. Muitos deles presentes durante a sessão solene. “Incansáveis. Esta seria a palavra para descrever cada um destes homens e mulheres que abriram mão de estar em segurança com a família para cuidar do bem-estar e da saúde de outras pessoas. Foram dias em que não se tinha certeza se o paciente sobreviveria. Foram dias de alegria, ao abrir as portas dos hospitais para que estas pessoas pudessem regressar, com saúde, de novo para seus lares”, destacou Juarez.

O evento contou com a participação de representantes da secretaria municipal de Saúde, Hospital Montenegro e Unimed. Em nome da SMS, o secretário Rodrigo Streb agradeceu a homenagem. “Não foram duas semanas de luta. Não foram 30 dias, não foram 40. Já se passaram dois anos. Quando muitos profissionais tiveram de deixar suas famílias. Alguns adoeceram e não voltaram para casa. Fica aqui minha gratidão por todos estes profissionais que se dedicaram no limite de suas forças para atender as pessoas”, frisou Streb.

Além dele, Leandro Gallas falou em nome da Unimed. "Foram momentos muito tristes que passamos, mas que a cada paciente que saía bem, nos impulsionava para trabalhar mais e melhor”. E, em nome do HM, o diretor Carlos Batista, agradeceu a homenagem. “Nós do HM só temos a agradecer ao conjunto de colaboradores da nossa Casa de Saúde e, também, aos que atuam na Unimed e secretaria da Saúde no enfrentamento desta pandemia. Tudo o que a gente faz pode parecer exagero ou ser considerado pouco. Mas tudo o que podemos fazer, a gente fez. Perdemos muitas pessoas para a doença. Nós agradecemos a todos os apoios recebidos durante todo este período”, frisou Batista.

Logo após os agradecimentos o público presente na sessão ordinária pode conferir a apresentação da Camerata de Violões, do Projeto Ação Comunitária, da Fundarte. Além das duas músicas tocadas, a Camerata também tocou o tradicional “parabéns a você”. E como todo aniversário, alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Paulo e Ensino Infantil Santo Antônio, trouxeram balões com os números 149 e um bolo com velhinhas que foram apagadas pelo prefeito.

No ato simbólico de encerramento, os profissionais da saúde do HM, Unimed e SMS receberam, como uma forma de presente, certificados de gratidão pelo trabalho realizado desde o início de março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram notificados no município.