1º Semana da Agricultura Familiar no final de julho
A ideia é realizar a primeira Semana já em 2018. “Não gostaríamos de propor algo, sem antes falar com os envolvidos”, ressaltou a Vereadora Josi. Participaram entidades como Ecocitrus, Unisc, Emater e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Saúde.
“Em nosso município, a maior parte dos agricultores é da agricultura familiar, temos várias agroindústrias. Estamos criando uma Semana para valorizar e incentivar mais a produção da agricultura familiar, as agroindústrias”, explicou a Vereadora. “Antes de apresentar a Lei de sua criação, gostaríamos de ouvir o que vocês acham desta possibilidade”. Alinhavou.
Josi diz que já vinha tratando do assunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Pensamos em criar esta Semana para que os agricultores de Montenegro conhecessem a agricultura familiar, se aproximassem mais. Já temos a Casa do Produtor, e através da Semana seriam mais divulgados os produtos da agroindústria”.
A proposta é de que a SMDR, juntamente com as entidades parceiras, faça a Semana acontecer. Ocorrerá todos os anos, entre os dias 23 e 27 de julho, dentro do período em que é comemorado o Dia do Colono, 25 de julho. Segundo informações apresentadas no encontro, somente em Montenegro atuam 800 citricultores.
A programação, em detalhes, será apresentada nos próximos dias, definiram os participantes.