“O trabalho coletivo venceu, o Mamógrafo está em pleno funcionamento no HM”

por adm publicado 14/06/2019 13h57, última modificação 14/06/2019 13h57
A afirmação é do vereador Cristiano Rosenthal Braatz (MDB) – Von, que foi um dos envolvidos na busca de solução para o problema.

Realizada sua compra no governo do ex-prefeito Paulo Azeredo o aparelho, que realiza um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, estava parado desde quando foi adquirido, em 2015.
    O caso gerou polêmica, pois se alegou que não havia espaço adequado para instalá-lo. Para agravar a situação, o equipamento ficou guardado por vários meses nas caixas, sem estar em um local adequado. Na época, o HM manifestou interesse em instalar em suas dependências, com a condição de que fossem realizadas obras de adequação do espaço. Assim, foi feita a assinatura do primeiro convênio de destinação de fundos, para os reparos. Na segunda quinzena de maio, finalmente ocorreu o início das operações, em caráter experimental, no Hospital Montenegro (HM).
    O vereador Von esteve ontem, quinta-feira, verificando in loco o funcionamento e as instalações. Logo que assumiu o seu mandato, em 2017, o vereador Cristiano Braatz encampou esta bandeira. Neste ano, na condição de Presidente da Câmara, continua trabalhando fortemente nas demandas do hospital.
    Segundo a supervisora de Diagnóstico por Imagem do HM, Taís Rodrigues, agora é o momento de se comemorar, pois houve muito trabalho, sendo que o futuro é promissor. Inicialmente, os serviços de mamografia estarão em testes, por isso o atendimento ainda ocorre com agendamentos reduzidos. Taís explicou que a cautela é necessária, estando dentro do período do processo de adaptação.
    O equipamento está em uma sala muito organizada. A climatização é 24h, o que garante o funcionamento correto. De acordo com a supervisora, o Mamógrafo Digital entrou em fase de teste na segunda quinzena de maio, quando foram realizados 85 exames. No total, o Estado disponibilizou 272 exames mensais para serem realizados pelo Hospital, distribuídos da seguinte forma: Brochier - 15; Tabaí - 15; Capela de Santana - 42 e Montenegro - 200.
Conforme o vereador Von, se o seu mandato estivesse encerrando hoje, ele já sairia satisfeito de ter contribuído em um processo de extrema relevância, que é disponibilizar para a população, principalmente as mulheres, a possibilidade de contar com um diagnóstico, fundamental na prevenção e tratamento. “Poder presenciar o aparelho instalado e funcionando, só nos fortalece para novas caminhadas em prol do HM, como a de torná-lo referência em alta complexidade nas áreas de Traumatologia e Neurologia”, reforça o vereador.
A Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), mantenedora do HM em conjunto com a equipe diretiva farão evento oficial para celebrar o pleno funcionamento do equipamento e também toda a estrutura que foi montada.
Já está agendada para o dia 25 de junho, às 9h, reunião tratando da referência do HM em alta complexidade. O tema será discutido com o corpo técnico do Hospital, o presidente da AMVARC, Oregino Francisco, o prefeito Kadu Müller e o presidente da Câmara, Cristiano Braatz – Von.