Aberta a 1ª Semana de Conscientização do Consumo de Orgânicos
As atividades seguem até 31 de maio, com programação que envolve palestras e exposições dos alimentos. No hall de entrada do Legislativo foi colocada uma exposição de produtos orgânicos, em sua maioria, produzidos aqui.
O Vereador Erico Velten (PDT), autor do projeto, durante seu pronunciamento na abertura, agradeceu a sensibilidade do Prefeito Luiz Américo Aldana (PSB) em ter sancionado o projeto, que agora é Lei. Velten explicou que esta edição é o primeiro passo, e que a Semana deverá ser ampliada no próximo ano.
Um dos maiores defensores dos produtos orgânicos, Ernesto Kasper, da Ecocitrus, elogiou a iniciativa de se ter uma Lei em Montenegro para discutir e desenvolver uma cultura de consumo dos produtos orgânicos, assim como já acontece no Estado e País. “Hoje, estamos plantando uma semente”, comemora.
Fechando sua fala, Kasper ressaltou o papel fundamental das escolas neste processo de conscientização sobre a alimentação saudável. Representando o governo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael de Almeida, reforçou que o Executivo é parceiro de qualquer medida que venha em benefício da sociedade.
João Kranz, da Ecocitrus, manifestou-se na Tribuna Livre, destacando a importância da produção orgânica na vida das pessoas. Lembrou que há métodos de plantio utilizando a própria natureza, o que evita o uso de defensivos.
PROGRAMAÇÃO: Nesta sexta-feira, 26 de maio, com início às 13h30min, uma tarde de campo sobre alimentação orgânica e horta agroecológica para o público da chamada Agroecologia, no CETAM (Centro de Formação de Agricultores de Montenegro), localizado na Rua Hans Varelmann - Bairro Zootecnia.
Uma exposição de produtos orgânicos acontece sábado, 27 de maio, a partir das 10h, na Praça Rui Barbosa, com a participação da Casa dos Cereais, Sete Grãos e Planeta Ecológico.
Domingo, Mateada e Exposição de Banca de Produtos Orgânicos, na Estação da Cultura em Montenegro, iniciando às 15hs.
A Câmara de Vereadores sedia atividade segunda, 29 de maio: exposição de alimentos e feira de amostras de produtos orgânicos, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A banda da Escola Maria Josefa fará uma apresentação. No mesmo dia às 13h30min, na Assembleia Legislativa, atividade de lançamento do alimento orgânico.
Dia 30 de maio, terça-feira, das 16h às 20h, um café colonial com pratos orgânicos, na Casa do Produtor Rural (Rua Osvaldo Aranha - Montenegro). Participarão visitantes da Ecocitrus.
Finalizando a Semana, dia 31 de maio uma turma da Escola Municipal Belo Faustino visitará a Usina de Compostagem da Ecocitrus, em Potreiro Grande, com início às 14h30min.