Aberta oficialmente a Semana da Mulher em Montenegro – 2017
A vereadora Josi Paz agradeceu o empenho e dedicação das diversas entidades que se envolveram para que aconteça a Semana da Mulher Montenegrina com programação de 03 a 10 de março. Representando o Conselho Municipal dos Diretos das Mulheres de Montenegro – COMDIM, a presidente Carliane Pinheiro, fez a leitura de uma carta aberta repudiando o aumento da violência contra nossas mulheres, os índices de violência doméstica e familiar em nossa cidade e região que assusta. Cita que, No Brasil, a violência contra a mulher é crime previsto em leis nacionais, legitimado em acordos internacionais, a exemplos da Lei 11.340/2006(Lei Maria da Penha), da Lei 13.104/2015 (Lei do Feminicídio) e da Convenção de Belém do Pará, que caracterizam como intolerável qualquer violência de gênero contra as mulheres, devendo esta ser denunciada e investigada, como autores identificados, responsabilizados e punidos. No documento pedi ainda a rede de enfrentamento a violência e casa de passagem para tantas mulheres que necessitam.
Ainda na parte da manhã ocorreu atividade promovida pela Associação Montenegrina de Artistas (Amarti). No Espaço Cultural André Zanatta, Lisi Borchadt, Arlete Oliveira e Rejane Rammé fizeram interação com os presentes através da pintura. Denominado de trabalho de arte colaborativa, a imagem de uma mulher dividida foi preenchida com as mãos dos presentes.
Profissionais da Secretaria de Saúde, no período da tarde, realizaram a palestra “Doenças Sexuais Transmissíveis”. Os trabalhos ficaram a cargo da enfermeira Helena Maichzak e a assistente social, Ana Paula Martins.