Alunos da W. Belian pesquisam sobre projeto proibindo canudos plásticos

por adm publicado 04/07/2019 09h01, última modificação 04/07/2019 09h01
Faltando menos de dois meses para sua cobrança e fiscalização efetiva, já vem produzindo efeitos na comunidade a Lei nº 6.564, de 15 de fevereiro de 2019, originada do projeto de lei 02/19, do vereador Cristiano Braatz – Von (MDB), proibindo os estabelecimentos comerciais instalados no município a fornecerem canudos e copos descartáveis de material plástico.
Alunos da W. Belian pesquisam sobre projeto proibindo canudos plásticos

Criação da estudante Carollina

De abril a junho a turma 41, de alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, desenvolveu uma pesquisa científica sobre o tema.
    A fonte de acesso às informações foi consulta de vídeos, revistas, palestras, entrevistas, textos da internet, análise de questionários e até mesmo a Lei Orgânica de Montenegro. Os estudantes assistiram a uma palestra do responsável pela secretaria do meio ambiente do município, que apresentou os impactos ambientais do descarte incorreto dos resíduos sólidos.
    No período estipulado para a pesquisa, tomaram a iniciativa de convidar o vereador Cristiano Braatz (MDB) – Von, para uma conversa na Escola. Obtiveram informações mais precisas acerca da necessidade real desta ação junto à comunidade, assim como as expectativas de redução do impacto ambiental.
    O Trabalho de Pesquisa Científica, intitulado “Repense, recuse, não use canudinhos plásticos”, foi orientado pela professora Cátia Alves Martins, com base em normas técnicas: introdução, justificativa, delimitação do tema, hipóteses, objetivo geral e os específicos, além da bibliografia de apoio. Entre as ações desenvolvidas: campanha junto aos alunos e famílias, para que passassem um mês sem utilizar canudinhos plásticos; levantamento em alguns pontos comerciais, para indagar se utilizavam canudinhos plásticos em seu dia-a-dia, se os solicitavam e se tinham conhecimento dos impactos ambientais do descarte deste material.
    Ainda foi criado um slogan, vídeos informativos, inclusive um explicando a diferença entre canudinhos de plástico e de material biodegradável (o único que passará a ser permitido), a relação de seu consumo com a vida ambiental e a relação desproporcional entre tempo de uso e de decomposição, a existência de legislação municipal que trata do assunto.
    O Trabalho Científico, em sua conclusão, diz que “espera-se incentivar a mudança de consumo, não apenas com leis, mas com consciência e hábitos. Recusar um canudinho plástico, símbolo do plástico de uso único, significa mudar nossa relação com o meio ambiente, por isso convidamos a comunidade a pensar em hábitos mais conscientes!”. E os autores ainda projetaram ir mais longe: “como possibilidades futuras de continuação da pesquisa, propomos buscar informações sobre como os estabelecimentos comerciais do município entendem e se preparam para pôr em prática a legislação que entra em vigor”.
    Durante essa semana, a professora esteve com sua turma em visita ao Legislativo e na oportunidade entregou cópia do trabalho.