Aprovada na Câmara a Semana de Conscientização sobre os Povos Indígenas
Na justificativa, Josi diz que o município foi habitado por povos indígenas muito antes da colonização. Prossegue explicando que estudos apontam indícios de indígenas na nossa cidade, cerca de dez mil anos atrás. “Há inclusive registros documentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural – IPHAN, da existência de mais de oitenta sítios arqueológicos em Montenegro que atestam a presença de índios pré-coloniais”, completa a vereadora. “A grande maioria das pessoas da cidade desconhece tais informações, motivando o fato de que realmente precisamos de uma Semana que informe, reflita e debata sobre a questão do indígena no município”.
Segundo Josi Paz, a iniciativa da criação de uma semana de conscientização sobre povos indígenas não tem a ver somente com a cultura. “Tal ato tem a ver com a educação, pensando práticas pedagógicas de respeito à pluralidade e diversidade cultural”, conclui. Há uma exposição fotográfica de povos indígenas das comunidades de Pindoty, de Santa Catarina e Irapuá e Guapoy, do Rio Grande do Sul, até sexta (20) no saguão da Usina Maurício Cardoso, sede da Câmara.
Aprovado também o projeto 033/18, do Executivo, que trata da abertura de crédito especial de R$ 200 mil. O objetivo é o Município devolver o valor referente ao Convênio FPR nº 383/2008, que contempla a construção de 200 unidades habitacionais no âmbito do Programa Produção de Ações Habitacionais - Nossas Cidades, conhecidas como as “casas do PSH”.
De acordo com o projeto, deverão ser devolvidos R$ 200 mil ao Governo do Estado, “em razão das inúmeras irregularidades encontradas nas obras de unidades habitacionais populares construídas no Bairro Estação. Construídas na administração do ex-prefeito Percival de Oliveira, apresentaram uma série de problemas, que até hoje perduram”. Ao prefeito Kadu Müller não restou alternativa a não ser devolver, corrigidos, os valores referentes ao repasse do Estado.
Requerimentos
De autoria do vereador Cristiano Braatz, propondo reunião para tratar dos alagamentos e desobstrução da rede de esgoto na Rua C. Cruz, entre as ruas F. Ferrari e Júlio de Castilhos;
De autoria da vereadora Rose Almeida, propondo Sessão Comemorativa alusiva aos 30 anos do Coral Vozes de Montenegro, comemorados esta semana, dia 16 de abril. Sugere que seja realizado dia 03 de maio, junto com a Solene alusiva aos 145 anos de Montenegro.
De autoria do vereador Felipe Kinn Menezes, propondo reunião para acertar detalhes e datas para os eventos do MAC - Montenegro Automóvel Clube.