Aprovado: Cinema de Montenegro vai ter sessões especiais para autistas

por adm publicado 18/02/2022 12h30, última modificação 18/02/2022 12h29
Aprovado: Cinema de Montenegro vai ter sessões especiais para autistas

Talis e Fabricia com documento do projeto de lei aprovado

Foi aprovado, na noite desta quinta-feira, 17, na sessão ordinária, o projeto de lei da suplente de vereador Fabricia de Souza (PP), que normatiza as sessões de cinema para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Segundo consta no documento o objetivo é “a inclusão de crianças com limitações é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos autistas e auxilia no desenvolvimento social e humano deles”.

A proposta básica é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, de forma que funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema.

Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Além disso, não serão exibidos trailers comerciais.

Até agora não existia um projeto que regulamentasse as sessões. Elas até aconteciam, mas sem uma regulamentação específica. O projeto foi muito elogiado pelos demais vereadores que lembraram o empenho dos pais em poder oportunizar este momento de lazer aos filhos. Fabrícia acompanhou a votação do plenário.

Mais projetos de Fabrícia – Também foi aprovado pelos legisladores a Semana Municipal da Conscientização da Saúde Bucal, que deve acontecer entre os dias 19 e 26 de Outubro. A data foi escolhida em homenagem ao dia do dentista no Brasil.

Um dos objetivos da semana é conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados com saúde bucal e os dentes que, se mal cuidados, podem acarretar em câncer de boca. Além disso, durante a semana, serão realizadas ações preventivas, campanhas e debates sobre políticas públicas voltadas para os portadores de câncer de boca.