Aprovado na Câmara a Semana de debates sobre gravidez na adolescência

por adm publicado 11/10/2019 11h33, última modificação 11/10/2019 11h33
Uma Semana inteira de debates para o enfrentamento da questão da gravidez precoce na adolescência. O projeto de lei 024/19, do vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), aceito na sessão de 10 de outubro, objetiva que o Poder Público discuta amplamente “o que se tornou, nos últimos tempos, um grande problema de saúde pública”.
Aprovado na Câmara a Semana de debates sobre gravidez na adolescência

Juarez falou do projeto na tribuna

A proposta é de que o evento seja realizado todos os anos, na semana que antecede o dia 2 de março.

Justificando sua importância, estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos, “um dado alarmante”.

“Os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo. Geralmente, não estão preparados emocional e financeiramente para assumir este tipo de responsabilidade, o que faz com que muitos deixem seus estudos, saiam de casa, pratiquem abortos e até mesmo, em casos de desespero, abandonem as crianças sem saber, fugindo até mesmo de sua própria realidade”, descreve o vereador na Mensagem Justificativa.

Conforme o artigo 1º do projeto, o objetivo é “disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência”.

Também aprovado o projeto de lei 025/19, do mesmo vereador, denominando de “Estrada Lacy de Vargas Oliveira” a via que tem início junto à RS 124, passando a Estrada Marcírio de Souza Carpes até a beira do Rio Caí. Reconhecimento àquele que é considerado um dos fundadores da localidade de Pesqueiro. A votação foi acompanhada no plenário por familiares do homenageado.

Aprovados ainda:

•        Requerimento 210/19, do vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz: agendamento de reunião para tratar do projeto e das obras na ERS 287, perímetro de Montenegro;

•        Requerimento 211/19, do vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz: realização de Sessão Solene, no dia 24 de outubro, alusiva à abertura da “Semana Gospel”;

•        Requerimento 225/19, do vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz: agendamento de reunião para tratar sobre a implantação do programa “Pet Terapia ou Terapia Assistida por Animais”, em hospitais, clínicas, centro de atendimento psicossocial, casas de amparo, repouso, geriátricas e asilos na cidade de Montenegro.