Aprovado projeto para aumentar castrações de animais de rua
A Câmara aprovou por unanimidade, na sessão de 25 de novembro, o projeto de abertura de crédito especial no valor de R$ 54 mil, para a castração de animais, dentro do programa Bem Estar Animal. O valor, de R$ 54 mil, vai ser gerido pela Prefeitura de Montenegro através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e vai possibilitar a ampliação do número de castrações hoje realizada no município, através do projeto Melhores Amigos.
Atualmente são feitas 120 esterilizações por ano. Com a abertura do crédito especial, nas metas e prioridades do PPA e LDO, estas ações podem chegar a 200 castrações/ano. Ou seja, somadas, serão esterilizados 320 animais. Hoje a lista de espera conta com 75 cães e gatos, em situação de rua, que aguardam o processo cirúrgico.
No plenário, o vereador Felipe Kinn (MDB) parabenizou os protetores de animais por estarem à frente da causa. “Com todo este amor, às vezes abrindo mão de suas atividades em casa, para esticar a mão por aquele bichinho que não sabe falar. Todos os colegas aqui são favoráveis, mas não podemos esquecer-nos de falar que a iniciativa é do Poder Executivo, isto mostra o compromisso que a Administração Municipal tem por esta causa”, destacou.
Defensora da causa, a vereadora Ana Paula Machado (PTB), disse que se colocava no lugar dos voluntários. “Sei como é este trabalho. Recebemos muitas demandas e, infelizmente, a gente não consegue ajudar. Entendemos que a única e melhor forma de solucionar, em longo prazo, é castrar”, ressaltou.