Asfaltamento da Rua dos Imigrantes depende da liberação de recursos para o “Avançar Cidade”

por adm publicado 19/08/2019 15h47, última modificação 19/08/2019 15h47
Atendendo ao pedido de residentes no local, segunda (19) os vereadores Talis Ferreira (PR) e Juarez Silva (PTB) promoveram reunião na Câmara, para verificar se tem previsão concreta para a obra de asfaltamento da Rua dos Imigrantes, no Bairro Senai e Santa Rita, bem como melhorias na Rua/Travessa José Pedro Steigleder. O debate contou com moradores e representantes da Prefeitura, das Secretarias de Obras, Gestão e Planejamento e Viação e Serviços Urbanos.

“Na atualidade, depois da Buarque de Macedo a Rua dos Imigrantes é a maior rua da cidade”, salientou Talis, acrescentando que a Imigrantes e a Travessa são praticamente o mesmo logradouro. O novo Secretário de Gestão e Planejamento, Tiago Feron, informou que a Rua dos Imigrantes foi incluída no programa “Avançar Cidade”, que contempla a pavimentação, microdrenagem e calçadas com acessibilidade, em 11 ruas do município, totalizando oito quilômetros.

Em matéria veiculada na última sexta-feira (16), o Prefeito Kadu Müller anunciou que a Carta Consulta (que visa qualificação viária no município de Montenegro) está em fase final de aprovação junto à Caixa Econômica Federal, para envio ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Não há previsão de quando os recursos serão liberados. Segundo o Executivo, se está em tratativas com o senador Luis Carlos Heinze, para que ajude a agilizar a liberação das verbas.

A expectativa é de que nos próximos dias a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse, manifeste sua posição ao Município. A parte legal aponta que, primeiramente, o recurso deve ser creditado na conta da Prefeitura, para que possa ser aberta a licitação visando executar a obra. Questionado pelo vereador Talis sobre se, caso não houver liberação do recurso, se a Prefeitura teria condições de realizar a obra com verbas próprias, o representante da Secretaria informou que, neste momento, não há previsão de recursos no Orçamento, com esta finalidade.

O secretário de Obras Públicas, Ronaldo Buss, com base no que foi colocado pelo representante da Gestão e Planejamento, afirmou que existe uma possiblidade real da Administração realizar a melhoria: “não é uma promessa, é uma vontade”, acrescentando que se está buscando as verbas necessárias: “o governo tem ido à Brasília, porque é preciso buscar recursos para realizar a obra”, revelando que o projeto já está concluído, sendo importante haver pressão política por parte dos deputados federais, visando a liberação das verbas. “Há uma tendência de que isto ocorra, mas pode acontecer que o recurso não chegue a seu destino”.

Prevista ação ano que vem

Entretanto, caso não ocorra a liberação dos recursos no volume solicitado, o secretário manifestou que a Prefeitura tem como prioridade realizar alguma ação na Rua dos Imigrantes, ano que vem. “Esta é uma determinação do prefeito. Prioritariamente, pretendemos executá-la com recursos externos. O prefeito esteve em Brasília e existe a perspectiva de haver um repasse”, comentou Buss, ressalvando que, se este não for concretizado, a Administração pretende colocá-lo como uma previsão orçamentária para a LDO do ano que vem. O vereador Talis explicou que, tempos atrás, prevista a execução do asfaltamento com recursos de empréstimo do Badesul para o Município, o que foi interrompido por questões judiciais, diferente de agora, quando o Município vem tentando obter verbas federais junto ao Ministério das Cidades.

Um morador desabafou que há mais de quarenta anos vem se ouvindo promessas de que a obra iria acontecer. “Esperamos que esta não seja só mais uma reunião, esta obra é do interesse de todos, do Legislativo e do povo. Digo para os meus filhos: um dia vocês vão andar por aqui, estando tudo asfaltado”, desabafou o morador Fabiano, defendendo a solução do problema desde sua fonte, o que compreende a regularização da área. Na mesma linha, outro morador, Délcio Garcia e Silva, frisou que somente haverá solução definitiva quando a Justiça autorizar o repasse da área da antiga Rede Ferroviária ao patrimônio do Município. “O entendimento que se tem é o de que pode ser feita qualquer melhoria naquela rua, ela está consolidada”, ressalvou o vereador Talis. “Por mais que seja mais uma reunião, não vamos desistir”, pregou um morador. “Quem sabe que, se nós não chegarmos a ver esta obra, nossos filhos, nossos netos irão ver o asfalto, lá?”, continuou. “Já tivemos um sinal positivo aqui, hoje. Vamos aguardar este prazo e torcer para que isto aconteça”, defendeu o vereador Felipo Kinn (MDB) – “Joa”.

O vereador Talis quis saber se existe alguma previsão de quando o recurso será liberado. Em resposta, o secretário Buss citou que, no país inteiro, vem havendo um contingenciamento de recursos, por parte do governo federal, o que se reflete nas obras públicas. No final, deliberado que haverá novo encontro, solicitado pelos três vereadores, especificamente sobre a regularização da área.