Bairro São João: Reunião discute soluções para os alagamentos no bairro

por adm publicado 21/07/2021 15h56, última modificação 21/07/2021 15h56
A Rua Aurélio Porto é apontada, por moradores, como um dos pontos de inicio destes alagamentos. O pedido dos moradores é que pensem com carinho no bairro.
Bairro São João: Reunião discute soluções para os alagamentos no bairro

Moradores da Rua Carlos Gustavo Jahn sofrem com alagamentos

A expansão urbana trouxe um problema para os moradores do bairro São João. Mesmo morando longe do rio Caí, quando chove, algumas ruas do bairro acabam alagando. A Rua Aurélio Porto é apontada, por moradores, como um dos pontos de inicio destes alagamentos.

De acordo com o levantamento topográfico realizado pelo Exercito Brasileiro e divulgado em carta pela instituição no local corre ou corria um arroio que teria sido canalizado. Com a construção de mais moradias e prédios os problemas começaram a aparecer.  “Fui morar ali no ano 2000. Quando comprei o dono não me avisou sobre alagamentos. Na primeira chuva que teve, já em setembro 2001, alagou minha rua. Foi um desespero. Era muita chuva. O que eu fiz? Fui buscar providência. Chamei a prefeitura e os canos eram de 20 milímetros então não dava vasão", destacou o aposentado Nolfeu Barbosa.

O relato do Seu Nolfeu foi feito durante uma reunião, proposta pelo vereador Felipe Kinn da Silva (MDB) com moradores e integrantes do Executivo para discutir ações que possam resolver, em definitivo, o problema com os alagamentos.

E seu Nolfeu não está errado. Já foi feito um levantamento pela administração municipal que aponta tubulações com tamanhos diferentes em uma das esquinas da Praça São João. "A bacia de contribuição é muito grande, era um curso de água que foi canalizado com canos menores. Precisaríamos talvez de uma galeria, como no Arroio Montenegro, pra resolver o problema", frisou o secretário de Obras Públicas Edson Machado.

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento Fabrício Coitinho a prefeitura vem buscando uma solução para os problemas do bairro assim como foi feito na Rua Porto Belo. “Nós estamos trabalhamos pra resolver esta situação. É uma obra grande, como foi na Porto Belo. Lá resolveu o problema e esperamos que no bairro São João possamos resolver também”, ressaltou Coitinho.

Segundo moradores são 17 casas invadidas pela água. Por que o tempo não avisa se vai chover ou não. O pedido dos moradores é que pensem com carinho no bairro. “Nós temos mais de uma rua nesta mesma situação. Hoje, com o envolvimento do executivo com os moradores ganhamos um prazo de 90 dias para ter um cronograma de atividades no bairro São João. Nós queremos que realmente seja resolvida a situação apontada pelos vereadores daquele bairro”, saliento o vereador Felipe.

Áudio, na íntegra, da reunião realizada na manha desta quarta, 21 disponível neste LINK

Entrevista com o vereador Felipe Kinn da Silva sobre os alagamentos no Bairro São João disponível neste LINK