Bem estar animal como tema transversal na escola é discutido em reunião na Câmara

por adm publicado 06/12/2021 12h15, última modificação 06/12/2021 16h30

Quando se fala em educação ambiental nas escolas, por muitas vezes se esquece de que os animais domésticos também estão inseridos nesse contexto. Hoje o meio ambiente é lembrado nos projetos político-pedagógicos apenas em datas comemorativas, como o Dia da Árvore. Nas escolas, quando se fala ou se estuda os animais dificilmente se pensa nos que estão no meio urbano e rural.

Ao sugerir o assunto como tema transversal de ensino, a vereadora Ana Paula Machado (PTB) propõe uma mudança de pensamento em relação a esta temática. “Propus uma reunião para conversarmos, novamente, com a secretária da Educação de Montenegro para vermos como está o andamento deste projeto. Ano que vem inicia as aulas e gostaria que este assunto já estivesse pautado para o ano letivo de 2022”, destacou a vereadora.

Diante da proposição do tema de cuidados e proteção aos animais, a secretária da Educação Ciglia da Silveira ressaltou que já existem diagnósticos sobre esta questão junto ao Executivo. “Ainda neste ano letivo, nós enviamos para as escolas um material que desse subsídio para que as escolas pudessem trabalhar a causa animal. E foram feitos muitos trabalhos sobre o assunto”, frisou Ciglia.

A ideia é que a partir do próximo ano o tema seja tratado desde a educação infantil até os últimos anos do ensino fundamental. “Estamos avaliando vários temas. Ainda não estamos totalmente familiarizados com o assunto. Mas, estamos fazendo um diagnóstico para o ano que vem”, comentou a secretária.

Dentro do programa da base nacional comum curricular estão definidos os temas contemporâneos transversais. E, faz parte a estimulação, a criação e a organização de materiais a partir de diferentes abordagens de implementação nas esferas do trabalho pedagógico. O objetivo é que estratégias e conteúdos sejam desenvolvidos em todos os níveis de complexidade, cruzando as abordagens de forma interdisciplinar e transdisciplinar. “Gostaríamos que, assim como tem os temas em relação ao índio, ao negro, também tivesse esta discussão sobre o assunto nas escolas e que envolvesse a comunidade”, frisou Ana Paula.

Uma das ideias sugeridas durante a reunião foi a de que, além dos projetos discutidos em sala de aula, se faça uma “cãominhada” na Ramiro Barcelos para alertar a população sobre a importância dos cuidados com os animais domésticos.

Ouça, na íntegra, o áudio da reunião neste LINK