Câmara aprova incentivo para empresa Bendo e lei para atrair novas

por adm publicado 11/06/2020 10h09, última modificação 11/06/2020 10h09
Em decorrência do feriado de Corpus Christi, os vereadores participaram da Sessão Ordinária na noite de quarta-feira, 10 de junho.

Preocupados com a situação econômica do Município aprovaram por unanimidade dois projetos que tratam especificamente da instalação de empresas na cidade.

O primeiro foi o Projeto de Lei nº76/2020 que concede incentivo para empresa Bendo & Cia Ltda que atua nas atividades de beneficiamento de arroz, comércio e alimentos.

O incentivo disposto no artigo 1º abrangerá o fornecimento de horas máquinas, equivalente ao valor de R$ 53.704,00, distribuídos da seguinte maneira: 100 horas de escavadeira hidráulica, estipulado em R$ 30.118; 100 horas de trator esteira: estipulado em R$ 23.586,00. Os trabalhos de horas máquinas deverão ser executado em até 06 meses da assinatura do Termo de Incentivo. A hora máquina concedidas será para regularização do terreno para a ampliação da empresa.

O grupo conta com o quadro de 496 funcionários, e o faturamento em torno de R$ 200 milhões. No empreendimento de Montenegro vai gerar de cinco a dez empregos diretos, mais os indiretos e a arrecadação de impostos. Ainda na lei de incentivos aprovada pelos vereadores consta que farão doação de R$ 10 mil para revitalização de espaços públicos em Montenegro.

Ainda dentro do tema da atração de empresas, os vereadores apreciaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº05/2020 que abre crédito especial de R$ 400 mil para incentivos empresariais geral.  Na terça-feira, quando a equipe técnica da prefeitura esteve reunida com os vereadores para falar do projeto, o chefe de Gabinete Rafael Riffel explicou que, o objetivo do projeto é possibilitar a licitação para realização de serviços de terraplanagem, aterro, desaterro, nivelamento e compactação do solo para construção e ampliação no Distrito Industrial (Polo da Química) e na área urbana do município.

Como o propósito é dar celeridade no quesito atração e instalação de novas empresas os vereadores destacaram a importância de aprovar a matéria.

Conforme o presidente da Câmara, Neri de Mello Pena – Cabelo, a preocupação quanto a questão financeira do município que preocupa todos os vereadores foi sanada na fala do secretário da Fazenda, Antonio Filla. “Ele nos disse que mesmo com a pandemia do Coronavírus, as finanças de Montenegro estão estáveis”.

Caminhão para Agricultura

Aprovado também o crédito especial de R$ 300 mil para aquisição de um caminhão 4x2 que será destinado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.  Parte deste total, R$ 143 mil é verba de emenda do deputado Federal Jerônimo Goergen (Progressistas). Como a prefeitura estará de feriadão, a Câmara na sexta-feira, deixará tudo pronto para encaminhar ao prefeito Kadu, segunda-feira, os projetos aprovados.