Câmara de Vereadores presta homenagem nos 85 anos do CREA

por adm publicado 28/06/2019 11h20, última modificação 28/06/2019 11h25
Para falar sobre os 85 anos do CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Rio Grande do Sul, no início da sessão de quinta (27) a Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Alice Helena Coelho Scholl (1ª Vice-presidente no exercício da presidência do Conselho), ocupou a Tribuna Livre da Câmara.

“O CREA está muito feliz de cada vez mais estar inserido junto às comunidades”, saudou, inicialmente.
    Destacou a importância do Conselho para que todas as profissões sejam regulamentadas, e todo serviço da Engenharia e da Agronomia, toda atividade técnica, tenha um responsável técnico. “Com isto, estamos fazendo com que toda obra ou serviço de Engenharia e de Agronomia tenha uma segurança para a comunidade”, frisou.
    Referindo-se a riscos envolvendo a questão das barragens e ao desmoronamento de prédios, como ocorreu no Rio de Janeiro, defendeu “a nossa luta para que, cada vez mais, todas as atividades da Engenharia sejam valorizadas, principalmente quando a gente fala do Pregão Eletrônico, o que não consideramos uma facilidade”.
    Analisando estes desastres, a representante do CREA disse que “se vê que as obras foram feitas sem o consentimento dos Municípios, ‘a Deus dará’, totalmente fora da área em que se poderia ter uma segurança na sua construção, uma licença ambiental, e de projeto e execução. Por isso a importância do nosso Conselho, para verificar estas questões”.
    Lembrando que o CREA tem 44 Inspetorias no RS, como a de Montenegro, onde atuam Inspetores, fiscais e o setor administrativo, “prestando o atendimento necessário aos nossos profissionais e congregando toda a área tecnológica, para que, juntamente com a Associação local, possamos participar de comissões de trabalho no Município, auxiliando os debates técnicos, para que todos sejam desenvolvidos dentro da legalidade, com suas atribuições de responsabilidade técnica”.
    Finalizou destacando que são 85 anos de luta, “em que tentamos sempre fazer com que nossos trabalhos sejam valorizados e estejam integrados à comunidade”. Declarou que a entidade está à disposição do Município e da Câmara de Vereadores, “para que sempre que houver algum assunto da nossa área em debate, possamos através dos nossos Inspetores, da Associação local e da sede em Porto Alegre, trazer a contribuição para que todo trabalho seja mais rico, tecnicamente, e se possa auxiliar na tomada de uma decisão mais concreta”. No encerramento, a Câmara entregou um Voto de Congratulações pela passagem dos 85 anos da entidade.