Câmara de Vereadores tem site novo e mais completo

por mon — publicado 13/03/2013 12h35, última modificação 07/03/2016 11h52
A Câmara de Vereadores de Montenegro tem novo site, substituindo o existente desde 2005. Sua apresentação ocorreu sexta (8) à noite na Usina Maurício Cardoso, sede do Legislativo. Foi desenvolvido com base no Portal Modelo, do Senado Federal, ferramenta do programa Interlegis que possibilita a publicação de conteúdo na internet, a qual pode ser obtida gratuitamente pelas Câmaras Municipais.

O novo site: www.montenegro.rs.leg.br trará mais vantagens à Câmara e ao internauta. Conforme o Assessor de Comunicação Sílvio Kaél, vai ser possível inserir projetos de lei do Executivo assim que entrarem na Câmara, podendo ser acessados imediatamente via internet. Com o antigo, era tecnicamente inviável.  Também estarão disponíveis propostas dos Vereadores, atas das sessões, relatórios e até licitações realizadas pela Câmara, além de notícias e fotos, existentes no site antigo. A atualização é feita em tempo real.

Segundo Kaél a nova ferramenta, além de ser mais moderna que a atual, não gerou despesas para a Câmara. Houve apenas necessidade de capacitar os servidores que irão operá-la e de adquirir novos equipamentos. “É um site transparente e de fácil navegação. Pode ser consultado pelo cidadão diretamente no seu bairro. Ficará sabendo de tudo sem sair de casa”. Traz ainda um espaço de ouvidoria, através do qual o cidadão poderá esclarecer dúvidas, fazer sugestões e encaminhar demandas aos Vereadores.

Sexta-feira no lançamento, a Presidente da Câmara, Rose Almeida (PP) declarou que o novo site irá incentivar o povo “a não ser um mero expectador, mas alguém com participação direta na política”. Conforme a Vereadora, a nova ferramenta permite ao usuário “perguntar o que quiser que a resposta virá prontamente”.