Câmara e entidades protetoras dos animais debatem providências quanto ao futuro centro de recuperação

por adm publicado 17/08/2021 10h19, última modificação 17/08/2021 10h19

Em mais um encontro na Câmara, sexta (13), os vereadores Ana Paula Machado e Juarez Vieira da Silva, ambos do PTB, discutiram com representantes de entidades o andamento de providências relativas ao Conselho de Proteção aos Animais (Comupa), como a criação de um Fundo para arrecadar recursos. Outro assunto foi o andamento das providências quanto ao repasse para a AMOGA, mediante concessão de uso, de área de terras com 5.373 m² com um prédio, situada na Rua Campos Netto, a ser usada para a implantação de um centro de recuperação (casa de passagem) para animais feridos, doentes e no cio para serem tratados e castrados.

Além das entidades, participaram o Executivo, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretarias de Saúde e Meio Ambiente. “Esta não é uma causa minha ou do vereador Juarez, acredito que é da cidade. Estamos aqui para somar, queremos ajudar”, ressalta a vereadora Ana Paula.

O propósito foi ouvir o que pensa a AMOGA com referência à operacionalização da área, e se pretende auxiliar, ou não, a manter o prédio, já que a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo vem sendo muito procurada por empresários que pretendem usar aquelas instalações para sediar seus empreendimentos, alegando que anteriormente o espaço foi cedido para a Associação, e nada foi feito.

Como resultado das discussões, foi sugerido à entidade que elaborasse um projeto, manifestando suas intenções quanto à utilização do prédio. O passo seguinte seria o de, através do Comupa, encontrar o captador de recursos para transformá-lo no centro de recuperação. Para tanto, seria utilizada a Lei Federal 13019, de 2019, que institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação. Novo encontro ficou marcado para daqui a dois meses, visando apurar o que evoluiu sobre o assunto.

Confira o áudio da reunião, na íntegra, neste LINK