Câmara elege seu novo Presidente nesta quinta-feira

por adm publicado 04/12/2018 14h29, última modificação 18/03/2020 09h59
Diferente de anos anteriores, já neste início de dezembro será eleita a nova Mesa Diretora da Câmara. É o que vai acontecer quinta (06), quando ocorrerá a escolha dos dirigentes que comandarão o Legislativo a partir de 1º de janeiro de 2019.

A Mesa é composta por: presidente, vice, 1º e 2º secretários. Todos os vereadores estão aptos a apresentarem chapa até às 18h, antes do início da Sessão Ordinária. O atual presidente, Erico Fernando Velten, encerra seu comando na Câmara no dia 31 de dezembro.
De acordo com o Regimento, compete à Mesa a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Também propor privativamente, projetos de resolução que criem, transformem ou extingam cargos, empregos ou funções da Câmara Municipal, bem como a fixação da respectiva remuneração, observadas as determinações legais.
O presidente é o representante legal da Câmara em suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativa e diretiva de todas as atividades internas. Também compete privativamente ao presidente comunicar aos vereadores, com antecedência, a convocação de sessões extraordinárias, sob pena de responsabilidade. Determinar, por requerimento do autor, a retirada de proposição que ainda não tenha parecer ou, em havendo, lhe for contrário. Declarar a perda de lugar de membro da C.G.P. quando incidirem o número de faltas previsto em lei.
Durante as sessões cabe ao presidente, convocar, presidir, encerrar, suspender e prorrogar.  A gama completa de atividades da Mesa Diretora e do presidente pode ser encontrada na Resolução nº 74, de 10 de dezembro de 1992, o Regimento Interno, em seus artigos 18 e 19.