Câmara em Pauta: vereadores e prefeito em exercício discutem reajuste do magistério

por adm publicado 15/02/2022 15h42, última modificação 15/02/2022 15h42

As questões que envolvem o reajuste do magistério, em Montenegro, foram discutidas na manhã desta terça-feira em uma reunião entre o Legislativo, integrantes do Executivo e o prefeito em exercício Cristiano Braatz.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro assinou o reajuste do Piso Nacional do Magistério em 31,3% o debate em torno do tema vem acontecendo na cidade. Já foram realizadas reuniões com os professores municipais, mas nada ainda ficou acordado entre a categoria e o município. A prefeitura projeta a concessão de um aumento para os servidores, no entanto ainda depende do acerto com os professores para que o projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores.

Hoje a maior preocupação, tanto da administração quanto dos vereadores é com o percentual de comprometimento das receitas do município com a folha de pagamento. Mesmo que o recurso para os salários dos professores seja feito através do FUNDEB. Atualmente o comprometimento da folha salarial do município é de 48,78%. Com o reajuste inflacionário vai chegar perto dos 50%.

Na tarde de hoje, 15, acontece mais uma rodada de negociações com a categoria na prefeitura. Entre os pontos avaliados está se a concessão vai ser dada para todos ou se apenas profissionais com ensino médio, na modalidade normal onde estão os profissionais de Classe A, Nível 1 que hoje não recebem o piso nacional.