Câmara presta homenagem nos 70 anos da Escola Cinco de Maio

por mon — publicado 26/06/2015 14h03, última modificação 07/03/2016 11h53
A Câmara de Vereadores de Montenegro atendendo aprovação do Requerimento do vereador Roberto Braatz (PDT), realizou na noite de quinta (25), Sessão Comemorativa alusiva aos 70 anos da Escola Cinco de Maio.

Em nome do Legislativo, Braatz foi à tribuna e destacou a importância do educandário para o município. Também resgatou a história, por último, agradeceu o empenho de todos que fazem parte da família Cinco de Maio.
Fabiane Klein Capra, Diretora: é uma Escola comprometida com o fazer pedagógico, buscando sempre o diálogo crítico-reflexivo. Um grande diferencial da Escola: a gente acredita e aposta nos nossos alunos.
    A atual Secretária de Educação, Silvana Schallemberger, em seu discurso, ofereceu flores à Escola porque elas simbolizam vida, alegria, natureza, cores mil. Representam todo bem que esta Escola, nos seus setenta anos, fez pela comunidade montenegrina: os alunos alfabetizados, os formandos no Ensino Fundamental, os que aprenderam valores, respeito, ética e o que é sermos cidadãos.
    Completando os pronunciamentos o Prefeito Aldana: “estamos consolidando uma república, que se caracteriza como uma coisa pública, aquilo que prevalece sobre o privado”. Lembrou que reclamamos que as instituições democráticas não conseguem se consolidar neste país, mas uma Escola pública se mantém e completa setenta anos. Estamos consolidando a existência, a necessidade e a capacidade das pessoas da terra elas mesmas fazer a gestão das suas escolas.
    O Prefeito ainda anunciou que, com a aprovação do Plano Municipal de Educação, “em um ano teremos uma Lei de gestão democrática”. Acrescentou para que a Escola se desenvolva na parte estrutural e principalmente na parte pedagógica, “é preciso que vocês tenham a segurança de que vocês mesmas possam administrar a Escola, com autonomia. A Escola será um elemento fundamental e centralizador das comunidades”.
Na visão do Chefe do Executivo, assim se consolida uma república: o Poder Público fornecendo condições para que elas funcionem, como estrutura, material, computadores e profissionais da Educação.
            Histórico da EMEF Cinco de Maio
    Em 1961 passou à rede de Escolas do SEDEP - (Serviço de Expansão do Ensino Primário). Em 4 de setembro de 1963, recebeu a denominação “Cinco de Maio”. Os primeiros professores foram Maria Geci de Azevedo e Moacir Jesus Flores. É amparada pelo Decreto Municipal n.º 727, de 18.08.1977, sendo reorganizada, através da Portaria n.º 22211, de 1979, Diário Oficial, de 22.10.1979.
    Em 1979, a situação da Escola Cinco de Maio sofreu mudança, passando a funcionar na nova Vila Cinco de Maio, COHAB, em prédio cedido pelo Núcleo Habitacional. Contava com 328 alunos, desde o Pré-Escolar, 1ª à 4ª séries, curso regular noturno, tendo como diretora a Professora Maria Laurinda Leindecker.
    Em 10 de março de 1981 a Escola recebeu o novo prédio, totalmente equipado, com 8 salas de aula, biblioteca, secretaria, sala de professores, sala de direção, refeitório, cozinha, despensa, sanitários para alunos, professores e funcionários, área coberta e pátio ao ar livre, sendo considerada a Escola Cinco de Maio como Escola Modelo de nosso município. Novas ampliações foram realizadas entre 1989 e 1992. Em setembro de 2007, foi inaugurada nova ala da Escola, ampliando para mais seis salas de aula, banheiros e sala de jogos, tendo como diretora a senhora Lena Rozi da Rocha Pithan, e a senhora Juliane Neis, como vice.
    Até o ano de 2012, a Escola abrigou o curso regular noturno, depois EJA. Com o incentivo da empresa Copesul, que fez a doação dos instrumentos, a Escola pode contar com sua Banda, hoje com 25 componentes. A empresa Innova também se destacou como empresa colaboradora da Escola, doando equipamentos, móveis, materiais e utensílios.
    Conta hoje com 560 alunos, da pré-escola até o 9º ano. São 34 professores que atuam na Escola, sete servidores e 3 estagiários do CIEE. Está dotada com 16 salas de aula, um refeitório, sala de professores, biblioteca, sala de jogos, sala de informática, sala de atividades, onde são realizadas aulas de dança, de violão, aprendizagem de crianças no contra turno. Tem ainda a sala de vidro, com espelhos, onde são realizadas atividades de dança.
    O pátio é coberto, com palco para as apresentações, formaturas e também onde são realizados os eventos anuais da Escola, que são: Maio – chá de aniversário da Escola, em junho – festa junina; em agosto – dia da família, quando ocorre apresentação das crianças, jogos e brincadeiras, envolvendo os pais e filhos. No final do ano, ocorrem as formaturas e festa de encerramento. A Escola conta ainda com o Ginásio de Esportes do bairro, localizado ao lado do educandário, onde podem realizar diversas atividades.
    A atual diretora Fabiana Klein Cappra e a Vice Taciana Nunes de Azevedo iniciaram suas atividades na direção no ano de 2013. É parte de um complexo educacional existente no Bairro Cinco de Maio, afinal próximo dali estão localizados os educandários EMEI Profª. Maria Laurinda Leindecker e a Creche Cinco de Maio, da Sociedade Beneficente Espiritualista - Lar do Menor.