Câmara promove Sessão Solene abrindo a Semana da Música Gospel

por adm publicado 23/10/2019 15h00, última modificação 23/10/2019 15h16
Através do projeto de lei 06/17 – que posteriormente foi transformado na Lei Municipal 6374/17 - o vereador Juarez Vieira da Silva (PTB) propôs a instituição da Semana Municipal da Música Gospel, anualmente, de 25 a 31 de outubro, e o "Dia da Música Gospel", em 25 de outubro.
Câmara promove Sessão Solene abrindo a Semana da Música Gospel

Em 2018, evangélicos lotaram o plenário

A Semana e o "Dia da Música Gospel" integram o Calendário Oficial de Eventos do Município.
    Nesta quinta (24), às 18h30min, será realizada Sessão Solene da Câmara, alusiva à abertura da “Semana Municipal da Música Gospel”.  Como o vereador Juarez Silva que será responsável pela fala em nome da Câmara na Tribuna já tinha extrapolado o número de sessões solenes que tem por direito anualmente, o vereador Cristiano Braatz – Von solicitou a sessão. Pelos evangélicos o discurso fica a cargo do pastor Adriano César Vital.
Conforme o vereador Juarez, a data escolhida se deve a que o dia 31 de outubro foi instituído como feriado municipal, através da Lei n.º 6.124, de 05 de junho de 2015, visando celebrar o Dia da Reforma Protestante “acontecimento histórico fundamental para as religiões de confissão evangélica”, sublinha.
    Na Exposição de Motivos de seu projeto Juarez Silva diz que, de acordo com o censo 2010 do IBGE, os evangélicos são o segundo maior segmento religioso do Brasil, com cerca de 43,2 milhões de fiéis, o que representa 24,2% da população brasileira. “A cultura evangélica tem se desenvolvido muito em nosso país, e podemos notar isso principalmente através de músicas gospel, que vem ganhando cada vez mais espago no cenário musical brasileiro”, comenta, acrescentando que, dentro deste cenário de expansão e reconhecimento da cultura evangélica e, particularmente, da música gospel, o Dia Municipal da Música Gospel, a ser comemorado no dia 25 de outubro de cada ano, “vem prestigiar a população evangélica da cidade de Montenegro”.
    Em seu projeto, o vereador cita que a crescente abrangência e popularidade que a música gospel atinge no Brasil fizeram com que o Governo Federal a incorporasse na Lei Rouanet e, na prática, ficou reconhecida como manifestação cultural, pela Lei Federal nª 12.590, de 09 de janeiro de 2012. “O Dia Municipal da Música Gospel será uma data na qual os artistas locais do segmento gospel serão homenageados com a inclusão do dia no Calendário Oficial da cidade de Montenegro”, ressalta Juarez.