Casa do Produtor Rural passará a oferecer pão caseiro, feito na hora

por adm publicado 15/05/2019 16h17, última modificação 15/05/2019 16h17
O conhecido “pão caseiro” passará a fazer parte das opções que a Casa do Produtor Rural, localizada na Rua Osvaldo Aranha, oferece aos inúmeros consumidores que a frequentam.

A possibilidade de se comprar aquele pão quentinho, feito na hora, de forma caseira, vai estar disponível em poucos dias. Medida divulgada quarta, 15 de maio, na segunda reunião por iniciativa do vereador Juarez da Silva (PTB), em que são discutidas ações e propostas visando fortalecer o espaço, criado em 2006.
Contou com a participação do vereador proponente, vereadora Josi Paz, produtores, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Vigilância Sanitária.  “Precisamos nos unir, para tornar este espaço mais atrativo e trazer o consumidor para dentro da Casa”, pregou o vereador. Juarez acrescenta: o objetivo principal é buscar soluções, para que se possa atrair novos produtores e consumidores. Em seguida, ressaltou a importância de a Casa do Produtor ter todas as bancas ocupadas. Produtores entregaram ao vereador várias sugestões de melhorias.
 A agricultora Elisete Longhi entende que é preciso algumas melhorias físicas, e também o estímulo a novos produtores. Na sequência, lamentou que o movimento esteja diminuindo. Dione Kettermann observa que a burocracia é muito grande, e isto poderia estar afastando a possibilidade de novos produtores participarem da Casa. “Por exemplo: tem uma menina que produz ótimos queijos. Ela precisa de apoio”, sugeriu.
Nesta mesma linha, o vereador Juarez entende que a Secretaria de Desenvolvimento Rural deveria fazer um trabalho mais presente, incisivo, acompanhando passo-a-passo cada interessado e ajudando-o tecnicamente. Silvana Schons, Chefe da Vigilância Sanitária, argumentou que, com relação aos produtores de laticínios, Montenegro conta com uma ótima alternativa na parte técnica, a conhecida “Estação Experimental”, e poderiam ser celebrados convênios para qualificar a produção dos pequenos produtores.
Nesta linha da nova fase da Casa do Produtor Rural, a Chefe de Seção de Abastecimento, Maria Cecília Bartzen, conta que um dos avanços é a questão do PPCI, que vem sendo trabalhado, em fase adiantada e quase concluído. “Realizamos todas as correções apontadas pelos Bombeiros. Agora, aguardamos uma nova vistoria”, comemora.  Na parte estrutural, telhas foram trocadas, e também houve melhorias na parte elétrica.
Outro ponto positivo, como resultado das discussões nestes dois encontros, será a implantação do “Box Rotativo”. Trata-se de um espaço físico que será disponibilizado para a chamada “produção da época”. Foi reforçado, ainda, o convite a todo produtor rural que tiver interesse em ocupar um box para comercialização na Casa do Produtor Rural, que se dirija diretamente ao espaço e fale com a Chefe de Seção de Abastecimento, Maria Cecília, ou vá à Secretaria de Desenvolvimento Rural. No final, o vereador Juarez declarou que irá buscar cases de sucesso, para que uma pequena comitiva possa conhecê-los, diretamente.