Causa animal: mudança de nome em secretaria e busca por recursos está sendo estudada
A causa animal ganhou mais um capítulo na busca por recursos para castrações de animais em situação de rua. Desde julho o vereador Gustavo Oliveira (PP) vem realizando encontros para discutir ações que possam auxiliar a causa animal em Montenegro. “É muito importante, como forma de política pública para Montenegro. Um dos exemplos claros foi quando tivemos o problema dos cães, próximo à rodoviária, não tínhamos pessoal preparado para fazer a captura dos animais”, frisou Gustavo.
Para os protetores, o momento atual exige uma ação concreta. Isto por que a uma superlotação de animais na cidade e a castração seria a melhor alternativa para evitar problemas como o abandono dos pets. “Faz muitos anos que esperamos por uma solução e até agora nada foi feito. Tem cães demais espalhados pelas ruas e precisamos de respostas”, salientou Mara Garcia, protetora independente.
Sobre a questão da busca por recursos, através de emendas parlamentares para este fim, segundo a Procuradoria Geral do Município cada ministério segue uma cartilha. Na Saúde os valores estão previstos para a zoonose e, no Meio Ambiente, para castração. Daí a importância de se conhecer o trabalho realizado em outros municípios do Estado e, a partir disso, poder criar em Montenegro um departamento voltado para a questão animal.
Nos últimos 03 meses, a SMS vem buscando informações sobre o funcionamento deste possível departamento. “Tivemos uma reunião com o executivo para discutir sobre este assunto e decidimos visitar alguns municípios que tem a castração como um braço da secretaria da Saúde para darmos continuidade. A questão da zoonose fica com o SUS, mas castração teria que ser com o Meio Ambiente. Então precisamos ver como funciona para nos adequarmos”, destacou a secretaria municipal da Saúde Cristiane Reinheimer.