Centro de Saúde Mental Infantojuvenil é inaugurado em Montenegro
A saúde mental de crianças e adolescentes nunca esteve tão em evidência quanto agora. E isso acontece muito em função da pandemia da Covid-19 que restringiu por muito tempo a socialização desta parcela da população. Em casa, sem convívio com colegas e amigos de escola, por exemplo, as crianças e adolescentes acabaram desenvolvendo transtornos mentais como ansiedade e depressão.
De acordo com um levantamento da secretaria municipal da Saúde Montenegro tem, hoje, cerca de 7 mil meninos e meninas que estão enfrentando alguma doença mental. Foi pensando no atendimento a este público que a prefeitura de Montenegro, através da SMS inaugurou o Centro de Saúde Mental Infantojuvenil que passa a compor a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na cidade.
Os vereadores Talis Ferreira e Ari Müller (PP) e o presidente do Legislativo Juarez Vieira da Silva (PTB) participaram da inauguração do Centro. “Nós, do Legislativo, saudamos esta ação do executivo. Este é um espaço que vem para auxiliar os atendimentos em saúde mental para nossas crianças e adolescentes que, principalmente durante o último ano tiveram suas atividades afetadas e acabaram por ter problemas psicológicos”, ressalto Juarez.
O Centro de Saúde Mental fica na rua Ricardo Jahn, nº 320, no bairro São Paulo. O espaço conta com salas de apoio e multiuso para o atendimento. Além disso, a equipe formada tem profissionais especializados no atendimento Infantojuvenil. “Nós vamos trabalhar com pessoas extremamente preparadas para este serviço que é receber as crianças e adolescentes e tornar este atendimento mais humanizado. E aqui nós vamos conseguir fazer isso”, destacou a secretária da Saúde Cristina Reinheimer.