CGP aprova e três pedidos de reuniões vão à votação nesta quinta

por adm publicado 08/02/2022 16h18, última modificação 08/02/2022 16h18
Travessa Trilhos, atendimentos na rede de saúde púbica para pacientes com fibromialgia e retirada de fios em desuso dos postes de energia elétrica são os assuntos a serem discutidos nas reuniões.

Mais frequente entre as mulheres e atingindo cerca de 2% da população mundial, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a situação dos pacientes montenegrinos que estão enfrentando a doença motivou um pedido de reunião do gabinete da vereadora Camila de Oliveira (Republicanos).

A solicitação foi aprovada pelos membros da Comissão Geral de Pareceres e o encontro, que ainda depende de aprovação na sessão ordinária para ocorrer, deve reunir o prefeito de Montenegro, o secretário municipal de Saúde, vereadores e pacientes portadores de fibromialgia que deve acontecer nas próximas semanas.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome é associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

Além deste pedido, a legisladora Camila solicitou um encontro com o secretário municipal de Obras Públicas, vereadores, prefeito e representantes dos moradores da Travessa Trilhos. Um dos objetivos é debater a situação de uma canalização do córrego da travessa.

ALINHAMENTOS E RETIRADAS DE FIOS EM DESUSO – Partiu do gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP) uma solicitação de reunião com membros do Poder Executivo e as companhias responsáveis pela distribuição de energia elétrica e telefonia em Montenegro. O objetivo principal do encontro é discutir sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso em postes de energia elétrica no município.

A lei nº 6.810, de 30 de agosto de 2021 baliza a utilização e a limpeza dos postes de energia elétrica. Entre outras coisas ela determina que a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica, fica obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada dos seus fios não utilizados nos postes existentes no Município de Montenegro.

No entanto, esta lei não vem sendo observada. E, por isso, a reunião deve abordar que medidas estão sendo tomadas pelo executivo para o cumprimento desta normativa.