Cidadão Montenegrino: Câmara vai prestar homenagens para juíza e comunicador

por adm publicado 25/03/2022 10h40, última modificação 25/03/2022 10h40
Entrega de títulos deve acontecer nos próximos dias, no Plenário da Casa Legislativa

A Câmara de Vereadores de Montenegro vai conceder, nos próximos dias, os títulos de cidadão montenegrino para o radialista Ernesto Lemmertz e a juíza de direito Deise Fabiana Lange Vicente. As homenagens foram solicitadas pelos gabinetes dos vereadores Sérgio Souza (PSB) e Talis Ferreira (PP).

Natural da cidade de São Leopoldo, mas criado em Portão, Ernesto Lemmertz morou em Montenegro na adolescência, quando prestou o Exame de Admissão ao Ginásio, no Colégio Jacob Renner, onde foi interno. Voltou para Portão, mas seguiu com o sonho de viver em Montenegro. Aqui, fixou residência aos 18 anos quando começou a trabalhar no Frigorífico Renner, no setor de contabilidade.

Em 1974 casou com Liane Beatriz. Juntos tiveram três filhos: Daniel Vinícius, Eduardo Henrique e Aline Jordana. Em 1980 iniciou sua carreira no Rádio. Lemmertz também foi um dos colaboradores na criação de Grupos de Alcoólicos Anônimos em diversos municípios vizinhos a Montenegro. Na condição de líder comunitário criou o CIEM — Clube de Idosos Encontro Maior. Em julho de 2017 assumiu a Presidência da Associação Comunitária Pró Desenvolvimento de Montenegro, mantenedora da Rádio Montenegro FM.

Já a juíza de direito Deise Fabiana Lange Vicente é natural de Machadinho. Filha de Ernesto Emilio Lange e Irma Lange, é a mais nova dos 11 filhos do casal. Formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos foi condecorada com a láurea acadêmica. Por ser primeira de sua turma, recebeu uma bolsa de estudos para estudar na Ajuris, Escola Superior da Magistratura. Aprovada no concurso para juíza, tomou posse com 23 anos, sendo considerada a juíza mais nova do Estado do Rio Grande do Sul.

Deise veio para Montenegro em 2003, e atuou como titular na 22ª Vara Cível. Logo depois atuou na 2º Vara Criminal. Além disso, exerceu as funções de juíza substituta nas demais Varas da Comarca e Diretora do Foro de Montenegro. A dra. Deise também é reconhecida por articular a vinda do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) para a Comarca de Montenegro. Após 17 anos de serviços prestados nesta cidade, Deise se despede da Comarca para trabalhar em Porto Alegre, mas sua atuação não será esquecida.