Com urna eletrônica iniciada eleição nas escolas para eleger próximos vereadores mirins

por adm publicado 13/11/2019 16h16, última modificação 13/11/2019 16h16
Na manhã de quarta (13) a vereadora Josi Paz (PSB), integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara e líder do programa A Câmara Mirim, visitou escolas nas quais vem acontecendo o processo eleitoral para compor a Legislatura 2019/2020:

Arthur é candidato pela escola Walter Belian

Pedro João Müller, José Pedro Steigleder, Walter Belian, São José, Sinodal Progresso e Cinco de Maio. Ao todo, serão escolhidos dez Vereadores Mirins.
Contando com um número recorde de candidatos, 37, de escolas das redes municipal, estadual e particular, a sua definição teve início no dia anterior. Realizadas diretamente nos educandários, se constituem num verdadeiro processo eleitoral. A novidade este ano é o uso de urna eletrônica, com a foto e número do candidato, o trabalho de mesários e participação dos eleitores.
     Terça (12) houve eleições nas Escolas Estaduais Cel. Januário Corrêa e Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, tendo sequência no dia seguinte. Conforme Tiago Goulart, assessor de comissões da Câmara, que está coordenando o processo, tem sido intenso o envolvimento dos estudantes. “Estão empolgados com a novidade da urna eletrônica”, comemora.
    Os dois primeiros eleitos foram Carlos Eduardo Goelzer e o suplente, Arthur Ritter, da EE Januário Correa. No Polivalente, Brian Agostinho e Sadi Moreira Júnior. Conforme Josi, “é contagiante poder familiarizar os estudantes com a boa política”. Ressalta que a novidade deste ano é a oportunidade de votar em uma urna eletrônica, inclusive com a foto do candidato. “Empolga ver os estudantes participando do processo democrático de escolha daqueles que irão representá-los na Câmara Mirim”, pondera.
Josi faz questão de elogiar o empenho e dedicação das escolas, através dos seus profissionais. A vereadora ainda ressalta o grande apoio do Cartório Eleitoral, através de seu Chefe Diego Bonato Coitinho, que gentilmente disponibilizou urnas eletrônicas. No final de quarta, serão conhecidos seis novos componentes.  O maior colégio eleitoral é a Escola Walter Belian, com mais de 600 membros, e quatro candidatos. O último processo de escolha será dia 18 de novembro, nas escolas Osvaldo Brochier e Delfina Dias Ferraz.