Começa organização da Semana Municipal de Combate à Dengue
Esta semana, na Câmara, por iniciativa do Vereador Cristiano Braatz (PMDB) - Von, entidades que promovem o evento reuniram-se para dar início à sua organização.
Na ótica do Vereador Cristiano, só irá evitar-se a proliferação do Mosquito se houver conscientização, “o que depende única e exclusivamente das pessoas”. Segundo levantamentos, dos 497 municípios do RS mais de 150 já tem casos da doença. A Secretaria da Saúde informou na reunião que na cidade de Montenegro em 2018, até o momento, não houve nenhum caso confirmado de Dengue, Febre Amarela, Zika e Febre Chikungunya. Houve suspeita de uma criança com microcefalia, sendo que foi descartado. “Atualmente, o vetor ainda não está circulando, mas estamos com risco iminente da Dengue”, alerta a Secretária da Saúde.
Além do Vereador e da Secretária Ana Maria Rodrigues, presentes a Vereadora Josi Paz (PSB); Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária; a Secretária de Educação e Cultura, Rita Fleck; o Procurador Geral do Município, Marcelo Rodrigues; Aírton Quadros, presidente da UMAC, o suplente de Vereador Sérgio de Souza (PDT) e representantes de entidades que integram a Semana, como ACI, Unimed, Paróquia São João Batista.
A Secretária da Saúde informou que em Montenegro o combate ao Aedes vem sendo feito há cerca de 14 anos pela Vigilância Sanitária, com um trabalho preventivo muito forte, distribuindo material de conscientização na Praça Rui Barbosa, realizando pedágios, palestras, jogos nas Escolas. A última aquisição foi a “Casa da Dengue”, onde as crianças aprendem ludicamente.
“Só nos cinco primeiros meses de 2018, foram realizados trabalhos preventivos em sete Escolas, atendendo em torno de 800 alunos”, revelou. Acrescenta: combatendo a proliferação do Aedes, “estamos trabalhando fortemente na prevenção da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, doenças que o Mosquito pode transmitir”.
Recentemente, Ana Maria alertou que Montenegro está numa “linha muito tênue” para ter a Dengue. Segundo ela, o Poder Público vem trabalhando intensamente, sendo que foi reativado o Comitê Municipal de Combate à Dengue, que tem uma composição governamental e não governamental, e acontecem reuniões periodicamente. O encontro prosseguiu com diversos relatos de entidades que participam da organização do evento.